Buscar

Assinale a alternativa correta sobre a análise volumétrica. a. A determinação da concentração de cloreto de sódio presente no soro fisiológico po...

Assinale a alternativa correta sobre a análise volumétrica.


a. A determinação da concentração de cloreto de sódio presente no soro fisiológico pode ser realizada por volumetria de complexação utilizando EDTA como solução titulante e solução de cromato de potássio com indicador.
b. Uma substância só pode ser utilizada como padrão primário quando apresentar alto grau de pureza, não reagir com gás oxigênio ou gás carbônico da atmosfera, não ser fotossensível, não absorver água em curto espaço de tempo, além de ser estável e facilmente seca em estufa.
c. Como todos os ácidos orgânicos são ácidos fortes ou extremamente fortes, eles podem ser quantificados facilmente por volumetria de complexação utilizando fenolftaleína como indicador.
d. A determinação da concentração de hidróxido de magnésio em uma amostra de leite de magnésia pode ser realizada por volumetria de neutralização, através de titulação de uma amostra do leite de magnésia com uma solução padrão de nitrato de prata sem a necessidade de indicadores.
e. Permanganato de potássio é muito utilizado em volumetria de neutralização porque é um agente oxidante forte e as análises podem ser realizadas em valores de pH próximos a 7,0 utilizando hidróxido de sódio como titulante.

Essa pergunta também está no material:

Química Analítica, questionário da Unidade II
9 pág.

Química Analítica Farmacêutica Centro de Ensino Superior de Foz do IguaçuCentro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta sobre a análise volumétrica é a letra D. A determinação da concentração de hidróxido de magnésio em uma amostra de leite de magnésia pode ser realizada por volumetria de neutralização, através de titulação de uma amostra do leite de magnésia com uma solução padrão de nitrato de prata sem a necessidade de indicadores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais