Buscar

A contabilidade gerencial, de acordo com Ribeiro (2011) e Viceconti (2017), tem o objetivo de fornecer informações extraídas dos dados Contábeis ao...

A contabilidade gerencial, de acordo com Ribeiro (2011) e Viceconti (2017), tem o objetivo de fornecer informações extraídas dos dados Contábeis aos gestores, o que auxilia na tomada de decisões. Além das decisões, o gerenciamento de desempenho é de suma importância para a sobrevivência da empresa. Entende-se por desempenho o estabelecimento de metas orçamentárias; é, portanto, um instrumento de controle interno da empresa.

Suas informações, segundo os mesmos autores, são em grande parte internas, o que dispensa grande parte da rigidez da escrituração Contábil. Uma característica importante é a utilização de outros campos do conhecimento para obter resultados, tais como: estatística, finanças, economia, produção e análise de demonstrações financeiras.

A contabilidade gerencial é relativamente recente em relação à financeira e à de custos. A financeira é muito mais difundida. Comparando as contabilidades gerencial e financeira com a de custos, é notável a diferença de objetivos. Essas diferenças são complementares. Inicialmente, como já visto, a contabilidade de custos era focada na avaliação dos estoques e na apuração dos resultados; porém, atualmente, tende a realizar a tomada de decisões da contabilidade gerencial (RIBEIRO, 2011; VICECONTI, 2017).

Pode-se dizer que é fundamental na função administrativa de controle e tomada de decisões. Com relação ao controle, estabelece padrões, orçamentos, previsões que facilitam o acompanhamento, o que gera o que chamamos de custeio padrão, que, por sua vez, tem o objetivo principal de detectar ineficiências e desperdícios.


Essa pergunta também está no material:

CONTABILIDADE DE CUSTOS
74 pág.

Contabilidade / Ciências Contábeis Uningá Centro UniversitárioUningá Centro Universitário

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A contabilidade gerencial, de acordo com Ribeiro (2011) e Viceconti (2017), tem o objetivo de fornecer informações extraídas dos dados contábeis aos gestores, auxiliando na tomada de decisões. Além disso, o gerenciamento de desempenho é importante para a sobrevivência da empresa, envolvendo o estabelecimento de metas orçamentárias e sendo um instrumento de controle interno. A contabilidade gerencial utiliza outros campos do conhecimento, como estatística, finanças, economia, produção e análise de demonstrações financeiras. É fundamental na função administrativa de controle e tomada de decisões, estabelecendo padrões, orçamentos e previsões para facilitar o acompanhamento e detectar ineficiências e desperdícios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais