Buscar

Na integração do metabolismo em mamíferos, consideramos que os processos metabólicos dos principais tecidos, como hepático, sanguíneo, cerebral, di...

Na integração do metabolismo em mamíferos, consideramos que os processos metabólicos dos principais tecidos, como hepático, sanguíneo, cerebral, digestório, pancreático e adiposo, apresentam inter-relações que são dependentes do estado nutricional. Um animal não ruminante em estado bem alimentado apresenta uma hiperglicemia que é transitória, isto é, que diminuirá e voltará ao valor de normalidade em algumas horas. Assinale a alternativa que caracteriza as principais vias do metabolismo primário que estão ocorrendo no estado bem alimentado em animal que acaba de ingerir uma dieta de carboidratos.


(a) Glicogenólise será a principal via que estará atuando no fígado, enquanto nas células vermelhas do sangue e no tecido cerebral ocorrerão glicólise anaeróbia e aeróbia, respectivamente.
(b) No tecido hepático estará ocorrendo glicólise aeróbica, glicogênese, síntese de ácidos graxos e triacilgliceróis. Nas células vermelhas do sangue e no tecido cerebral, ocorrem glicólise anaeróbia e aeróbia, respectivamente.
(c) Gliconeogênese, oxidação dos ácidos graxos e ciclo da ureia estarão ocorrendo no tecido hepático. Haverá proteólise muscular intensa e lipólise no tecido adiposo. Nas células vermelhas do sangue e tecido cerebral ocorrem a glicólise anaeróbia e aeróbia, respectivamente.
(d) O tecido hepático permanecerá em gliconeogênese, entretanto usará essa via para glicogênese. Todos os demais tecidos estarão em glicólise.
(e) No tecido hepático haverá diminuição da gliconeogênese e da oxidação dos ácidos graxos, e desta última haverá síntese de corpos cetônicos. Diminuirá a proteólise muscular. Nas células vermelhas do sangue e tecido cerebral ocorrerão glicólise anaeróbia e via de conversão dos corpos cetônicos em energia, respectivamente.

Essa pergunta também está no material:

PROVA A - Atividade - BIOQUIMICA
8 pág.

Bioquímica Veterinária Universidade Estadual do CearáUniversidade Estadual do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra (b). No estado bem alimentado, após a ingestão de uma dieta rica em carboidratos, ocorrem as seguintes vias metabólicas nos tecidos mencionados: - No tecido hepático: glicólise aeróbica, glicogênese, síntese de ácidos graxos e triacilgliceróis. - Nas células vermelhas do sangue: glicólise anaeróbia. - No tecido cerebral: glicólise aeróbica. Essas são as principais vias metabólicas que ocorrem no estado bem alimentado após a ingestão de uma dieta rica em carboidratos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais