Buscar

Feliz por descobrir a gravidez em exame de sangue, embora bastante nauseada, uma gestante vai realizar sua primeira ultrassonografia. A idade gesta...

Feliz por descobrir a gravidez em exame de sangue, embora bastante nauseada, uma gestante vai realizar sua primeira ultrassonografia. A idade gestacional cronológica é de 11 semanas. Para sua surpresa a análise ultrassonográfica revela dois fetos com comprimentos crânio- nádega compatíveis também com 11 semanas, e mostra ainda sinal do lambda no território placentário. Com base nesses achados é possível afirmar que:


A) Trata-se de gestação gemelar dizigótica.
B) Há alto risco de síndrome de transfusão feto-feto.
C) Caso a gestação seja monozigótica a clivagem do zigoto ocorreu até o quarto dia pós-fecundação.
D) Nesta gravidez haverá uma constante preocupação com entrelaçamento dos cordões umbilicais e consequente óbito de ambos os fetos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos achados descritos, é possível afirmar que a alternativa correta é: B) Há alto risco de síndrome de transfusão feto-feto. A presença do sinal do lambda no território placentário indica a possibilidade de uma gestação gemelar monocoriônica, o que aumenta o risco de síndrome de transfusão feto-feto. Nessa condição, ocorre um desequilíbrio na distribuição de sangue entre os fetos, podendo levar a complicações graves. É importante que a gestante receba acompanhamento médico adequado para monitorar essa situação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais