Buscar

Você está de plantão noturno na enfermaria de hospital público. Você foi chamado pela enfermagem para avaliar um paciente, 85 anos de idade. Ao exa...

Você está de plantão noturno na enfermaria de hospital público. Você foi chamado pela enfermagem para avaliar um paciente, 85 anos de idade. Ao examinar o paciente, foi constatado o óbito (paciente estava inconsciente, sem resposta motora à dor, pupilas midriáticas e não fotorreagentes, pulso radial e carotídeo ausentes, pressão arterial braquial ausente, ausculta cardíaca não audível o foco). Segundos dados escritos em prontuário médico, o paciente estava internado há seis meses devido a sequelas de queda da própria altura, em sua residência, com consequente traumatismo cranioencefálico e que estava em terminalidade de vida devido a quadro de pneumonia bacteriana por Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC). Qual a sua conduta quanto à declaração de óbito?


A) Você preenche a guia de encaminhamento de cadáver e indica que a autopsia seja realizada pelo serviço de verificação de óbito (SVO).
B) Você preenche a declaração de óbito colocando como causa básica da morte a pneumonia devida à Klebsiella pneumoniae (CID 10 - J15.0).
C) Você preenche a declaração de óbito colocando como causa básica da morte a queda no mesmo nível por escorregão, tropeção ou passos em falsos (traspés) - residência (CID 10 - W01).
D) Você preenche a guia de encaminhamento de cadáver e indica que a autopsia seja realizada pelo Instituto Médico Legal (IML).

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, a conduta adequada quanto à declaração de óbito seria a opção A) Você preenche a guia de encaminhamento de cadáver e indica que a autópsia seja realizada pelo serviço de verificação de óbito (SVO). Isso é importante para que seja feita uma investigação mais detalhada das causas da morte, especialmente considerando o histórico médico do paciente e a presença de uma infecção bacteriana resistente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais