Buscar

As escolas de Educação Infantil e as famílias são responsáveis pela educação e cuidados das crianças, complementando-se enquanto parceiras do proce...

As escolas de Educação Infantil e as famílias são responsáveis pela educação e cuidados das crianças, complementando-se enquanto parceiras do processo educativo, compreendendo essas ações como fundamentais para o desenvolvimento infantil e que acontecem de forma simultânea. Dentro das instituições de Educação Infantil, o educar e o cuidar indissociáveis demarcam uma especificidade dessa etapa da Educação Básica, estruturada pelas interações e pelo brincar.

I – Na creche, o momento do banho pode ser organizado de diversas formas, assim, sua dinâmica explicita a intencionalidade desse momento que além de promover a higiene, promove aprendizagens.
II – O momento do banho pode ser realizado pelas crianças sem a necessidade do adulto, portanto, não há intencionalidade educativa nesse ato, nem promoção de cuidados e aprendizagens.
III- O banho é cuidado e educação, colocando a criança como sujeito competente de sua ação e o adulto como parceiro e mediador dessa prática intencional.

Essa pergunta também está no material:

Questão Objetiva - Campos de Experiências e Prática Educativa-52
1 pág.

Práticas Educativas Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, podemos analisar as afirmações apresentadas: I - Na creche, o momento do banho pode ser organizado de diversas formas, assim, sua dinâmica explicita a intencionalidade desse momento que além de promover a higiene, promove aprendizagens. Essa afirmação está correta. Na creche, o momento do banho pode ser planejado de maneira a promover não apenas a higiene, mas também aprendizagens. Por exemplo, durante o banho, as crianças podem explorar diferentes texturas, aprender sobre o corpo e suas partes, desenvolver habilidades motoras, entre outros aspectos. II - O momento do banho pode ser realizado pelas crianças sem a necessidade do adulto, portanto, não há intencionalidade educativa nesse ato, nem promoção de cuidados e aprendizagens. Essa afirmação está incorreta. Na Educação Infantil, o momento do banho é uma oportunidade de cuidado e aprendizagem. Mesmo que as crianças possam realizar algumas etapas do banho de forma independente, a presença do adulto é importante para garantir a segurança, orientar sobre os cuidados com o corpo e promover aprendizagens relacionadas à higiene e autonomia. III - O banho é cuidado e educação, colocando a criança como sujeito competente de sua ação e o adulto como parceiro e mediador dessa prática intencional. Essa afirmação está correta. O momento do banho na Educação Infantil envolve tanto o cuidado com a higiene quanto a educação, considerando a criança como sujeito ativo e competente em suas ações. O adulto desempenha o papel de parceiro e mediador, auxiliando a criança a desenvolver habilidades, autonomia e compreender a importância dos cuidados pessoais. Portanto, a alternativa correta é a I e III.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image