Buscar

Maria José é enfermeira e exerce as suas funções assistenciais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto de um hospital privado da cidade de Rib...

Maria José é enfermeira e exerce as suas funções assistenciais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto de um hospital privado da cidade de Ribeirão Preto. No seu dia a dia, a enfermeira realiza o exame físico de alguns clientes assistidos no setor e após, realiza a anotação de enfermagem dos dados coletados no prontuário. Mesmo coletando dados alterados (pulmão, coração, pele e outros), não utiliza essas informações para estabelecer os diagnósticos de enfermagem (problemas de enfermagem) como também não as utiliza para a elaboração do plano de cuidados. E numa indagação de uma colega enfermeira do mesmo setor, o por que a mesma não utiliza essas informações coletadas, Maria José menciona que faz o exame físico porque é uma exigência da instituição e rotina do setor e, que, na sua opinião, não traz benefício algum para o paciente e que é meramente "perda de tempo".

1) Como podemos auxiliar a enfermeira Maria José visualizar, perceber a importância do exame físico para assistência de enfermagem e para o “cuidar” do paciente?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O exame físico é uma das principais ferramentas de avaliação do estado de saúde do paciente e é fundamental para a identificação de problemas de enfermagem e elaboração do plano de cuidados. É importante que a enfermeira Maria José compreenda a importância do exame físico para a assistência de enfermagem e para o cuidado do paciente, pois isso pode contribuir para a melhoria da qualidade da assistência prestada. Uma forma de auxiliá-la seria por meio de capacitações e treinamentos que abordem a importância do exame físico na prática da enfermagem e seus benefícios para o paciente. Além disso, é importante que a instituição de saúde incentive e valorize a realização do exame físico pelos profissionais de enfermagem, reconhecendo sua importância para a assistência de enfermagem e para a segurança do paciente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais