Buscar

A presença do rio da Prata e seus afluentes é um elemento explicativo da “vocação” à integração existente entre o Brasil, a Argentina, o Uruguai e ...

A presença do rio da Prata e seus afluentes é um elemento explicativo da “vocação” à integração existente entre o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai. Os rios desse estuário, ao mesmo tempo que dividem territórios nacionais, configuram um espaço privilegiado, facilitando contatos e intercâmbios.
(Heloisa Jochims Reichel e Ieda Gutfreind. Fronteiras e guerras no Prata, 1995.)
Cite um exemplo de práticas econômicas comuns entre os distintos habitantes da região do Prata no período colonial e um conflito lá ocorrido durante o século XIX. Avalie o estágio da integração hoje existente entre os países que têm territórios nessa área.


Essa pergunta também está no material:

UNESP 2011 - Vestibular de Inverno - Segunda Fase - Caderno de Ciências Humanas
20 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante o período colonial, a região do Prata era caracterizada pela criação de gado e pela produção de couro, que eram atividades econômicas comuns entre os habitantes da região. Além disso, a exploração de minas de prata também foi uma atividade importante na região. Um conflito que ocorreu na região do Prata durante o século XIX foi a Guerra do Paraguai, que envolveu o Paraguai contra a Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai. Atualmente, a integração entre os países que têm territórios na região do Prata é marcada por acordos comerciais e políticos, como o Mercosul, que busca promover a livre circulação de bens, serviços e pessoas entre os países membros. No entanto, ainda existem desafios a serem superados para uma maior integração, como questões políticas e econômicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais