Buscar

Articuladores textuais, ou marcadores discursivos, são expressões linguísticas, provenientes das classes de conjunções, advérbios, preposições, env...

Articuladores textuais, ou marcadores discursivos, são expressões linguísticas, provenientes das classes de conjunções, advérbios, preposições, envolvidas na construção do sentido do texto. Eles relacionam segmentos textuais de qualquer extensão (períodos, parágrafos, sequências textuais ou porções maiores do texto) e contribuem para a interpretação do enunciado, com três funções relevantes: cognitiva, por guiarem o interlocutor no percurso interpretativo do texto; enunciativa, por remeterem ao próprio evento da enunciação; argumentativa, por apontarem a orientação argumentativa do texto.

Fonte: MARINHO, J. H. C. Dicionário Ceale. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2019.

De acordo com as formas de articulação textual compreendidas pela Linguística Textual, considere os itens:

I. Articuladores textuais são conectores responsáveis pelo encadeamento de natureza sintática, semântica e pragmática.

II. A reiteração de itens lexicais no texto é um recurso utilizado para contextualizar o sentido proposto pelo autor.

III. O paralelismo é a presença de estruturas sintáticas distintas com o uso de itens lexicais comuns nos enunciados do texto.

IV. A paráfrase é apresentada através de conteúdos semânticos diferentes expressos sob formas estruturais distintas entre si.

Estão corretas:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com as formas de articulação textual compreendidas pela Linguística Textual, as afirmativas corretas são: I. Articuladores textuais são conectores responsáveis pelo encadeamento de natureza sintática, semântica e pragmática. II. A reiteração de itens lexicais no texto é um recurso utilizado para contextualizar o sentido proposto pelo autor. III. O paralelismo é a presença de estruturas sintáticas distintas com o uso de itens lexicais comuns nos enunciados do texto. Portanto, as alternativas corretas são A) I, II e III.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais