Buscar

Disserte sobre a importância do exercício físico na melhora de pacientes com diabetes e hipertensão arterial. A prática regular de exercício físic...

Disserte sobre a importância do exercício físico na melhora de pacientes com diabetes e hipertensão arterial.

A prática regular de exercício físico é um dos pilares para garantir melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Para as pessoas com diabetes e/ou hipertensão, a prática é ainda mais essencial, por ser eficaz no controle dos níveis glicêmicos, na redução dos níveis de colesterol, da pressão arterial e do excesso de peso.
A realização com repetições sistemáticas de movimentos orientados repercute aumento no consumo de oxigênio devido à solicitação muscular e corpo necessita suprir as demandas energéticas, músculo esquelético utiliza de uma forma muito intensa suas reservas de glicogênio e triglicerídeos, além dos ácidos graxos livres derivados da quebra dos triglicerídeos do tecido adiposo e da glicose liberada pelo fígado.
Para preservar a função do sistema nervoso central, os níveis de glicose sanguínea devem ser mantidos dentro de uma determinada concentração durante exercício.
Dessa forma, os portadores de doenças crônicas se beneficiam da prática, pois algumas relações entre exercício e as adaptações influenciam variáveis como a pressão arterial, FC, níveis de colesterol e glicemia, trazendo benefícios e garantindo homeostase ao organismo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A prática regular de exercício físico é fundamental para a melhora da qualidade de vida, saúde e bem-estar de todas as pessoas, mas para aqueles que possuem diabetes e hipertensão arterial, a prática é ainda mais importante. Isso porque o exercício físico é eficaz no controle dos níveis glicêmicos, na redução dos níveis de colesterol, da pressão arterial e do excesso de peso. Durante a realização de exercícios físicos, ocorre um aumento no consumo de oxigênio devido à solicitação muscular, o que faz com que o corpo necessite suprir as demandas energéticas. O músculo esquelético utiliza de forma intensa suas reservas de glicogênio e triglicerídeos, além dos ácidos graxos livres derivados da quebra dos triglicerídeos do tecido adiposo e da glicose liberada pelo fígado. Para preservar a função do sistema nervoso central, os níveis de glicose sanguínea devem ser mantidos dentro de uma determinada concentração durante o exercício. Dessa forma, os portadores de doenças crônicas se beneficiam da prática, pois algumas relações entre exercício e as adaptações influenciam variáveis como a pressão arterial, frequência cardíaca, níveis de colesterol e glicemia, trazendo benefícios e garantindo homeostase ao organismo. Portanto, a prática regular de exercícios físicos é uma importante ferramenta para o controle e prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, além de contribuir para a melhora da qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais