O Marketing evolui e se modifica para acompanhar os diferentes contextos de consumo. Assim, não é de estranhar que haja conceitos de Marketing inicialmente mais simples e voltados para grandes grupos de consumidores, que com o passar do tempo tornaram-se mais complexos e centrados nas necessidades do consumidor individual. A essas mudanças de contexto social e econômico, correspondeu os conceitos de Marketing, que também evoluiriam dos mais simples aos mais complexos. Considerando a classificação do mais simples para o mais complexo em termos de modernização dos conceitos de Marketing, ordene os itens a seguir:
I- Ao sair das opções mais padronizadas, que tratava o consumidor menos como indivíduo e mais como "massa" consumidora, o consumidor foi se tornando cada vez mais exigente. Nesse contexto, houve um maior desenvolvimento, o que faria o Marketing 2.0 centrar-se não mais no produto, mas sim no relacionamento.
II- O comportamento dos consumidores na década de 1920 era menos exigente, pois havia poucas possiblidades de variedade de consumo, o que atesta o Marketing 1.0, que se centrava no produto.
III- O mundo em que as ofertas de consumo estão mais padronizadas, mais atinentes aos monopólios, é conceituado como mundo da escassez. Ao contrário dele, o mundo da abundância se caracteriza pela valorização dos pequenos mercados que apresentam, ao indivíduo, inúmeras formas de consumo. Eis o motivo pelo qual o Marketing 3.0 se voltará para os valores da abundância.
IV- Com a explosão tecnológica a partir de 2000, a relação entre consumidor e marca torna-se o foco central. Nesse contexto, não há mais padronização do consumo, mas, ao contrário, por meio da tecnologia, se oferecem novas formas de informação ao consumidor, em razão disso, o Marketing 4.0 se estabelece pela relação em que o consumidor passa a defender suas marcas preferidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - I - III - IV.
B) I - III - II - IV.
C) II - IV - III - I.
D) III - IV - I - II.
Ed
ano passado
Vamos analisar a sequência dos itens em termos de modernização dos conceitos de Marketing, do mais simples ao mais complexo: II - O comportamento dos consumidores na década de 1920 era menos exigente, centrando-se no Marketing 1.0, que se focava no produto. Este é o conceito mais simples. I - Com a evolução, o Marketing 2.0 começou a centrar-se no relacionamento, à medida que os consumidores se tornaram mais exigentes. Este é um passo a mais em complexidade. III - O Marketing 3.0 se volta para os valores da abundância, onde o foco é em pequenos mercados e na individualização do consumo. Este conceito é mais complexo que os anteriores. IV - O Marketing 4.0, que surge com a explosão tecnológica, foca na relação entre consumidor e marca, oferecendo novas formas de informação. Este é o conceito mais complexo. Portanto, a ordem correta, do mais simples ao mais complexo, é: II - I - III - IV. Assim, a alternativa correta é: A) II - I - III - IV.
Cadastre-se ou realize login
Ed
há 3 anos
A alternativa correta é a letra A) II - I - III - IV. O Marketing 1.0 se centrava no produto, enquanto o Marketing 2.0 se concentra no relacionamento com o cliente. O Marketing 3.0 se concentra nos valores da abundância e o Marketing 4.0 se concentra na relação entre o consumidor e a marca, com o uso da tecnologia.
Mais perguntas desse material