Buscar

O sociológo francês Pierre Bourdieu também contribuiu para o campo da história regional, ao estabelecer critérios de delimitação regional.Com relaç...

O sociológo francês Pierre Bourdieu também contribuiu para o campo da história regional, ao estabelecer critérios de delimitação regional.Com relação à visão de Bourdieu sobre a região e a delimitação regional, assinale a alternativa CORRETA:

A) A região é tida como identificadora de lugares que se diferenciam uns dos outros, estando também disseminada na linguagem acadêmica e científica.


B) A região, em função das alterações econômicas mundiais, marcadas especialmente pela internacionalização do capital, deixou de existir e passou a ser uma abstração empírica.


C) A divisão regional não existe de fato, pois esSa mesma realidade é a representação que dela fazemos, e se encontra muito mais no plano jurídico-político do que no plano concreto.


D) Uma região seria, em suma, o espaço em que se constrói uma forma especial de reprodução do capital e, por decorrência, uma forma especial de luta de classes, em que o econômico e o político se conectam, assumindo uma forma especial de aparecer no produto social.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Uma região seria, em suma, o espaço em que se constrói uma forma especial de reprodução do capital e, por decorrência, uma forma especial de luta de classes, em que o econômico e o político se conectam, assumindo uma forma especial de aparecer no produto social." Essa é a visão de Bourdieu sobre a região e a delimitação regional. Ele acreditava que a região é um espaço onde se desenvolve uma forma específica de reprodução do capital e, consequentemente, uma forma específica de luta de classes, onde o econômico e o político se conectam de uma maneira particular, assumindo uma forma especial de aparecer no produto social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais