Buscar

(Enade, 2013) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, por meio da Portaria n. 996/2013, a lista das cidades-sede da Copa do M...

(Enade, 2013) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, por meio da Portaria n. 996/2013, a lista das cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014 que aderiram ao projeto-piloto de categorização dos serviços de alimentação. A proposta de categorização dos serviços de alimentação no Brasil é uma iniciativa pioneira, baseada em experiências bem-sucedidas em várias cidades do mundo, como Nova Iorque e Londres, e em países como Nova Zelândia e Dinamarca. O projeto prevê a classificação dos serviços de alimentação nas cidades-sede da Copa 2014 e tem como objetivo permitir que o cidadão conheça o nível de adequação sanitária dos estabelecimentos. Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmacoes. I. A base para a adequação sanitária dos serviços de alimentação são as boas práticas de manipulação de alimentos, conjunto de procedimentos cujo objetivo é garantir alimentos de qualidade ao consumidor. As boas práticas também se destinam a minimizar eventuais danos à saúde, especialmente as doenças de origem alimentar. II. Os sanitizantes mais utilizados em serviços de alimentação têm como princípio ativo o cloro. A recomendação da RDC n. 216/2004 dispõe que o responsável técnico deve estabelecer a diluição, o tempo de contato e o modo de uso/aplicação dos produtos saneantes, independentemente das instruções recomendadas pelos fabricantes. III. A fim de que os alimentos e as preparações estejam em faixas seguras de aquecimento ou refrigeração, o tempo e a temperatura na produção de refeições devem ser monitorados, o que garante o direito do consumidor de receber alimentação segura. É correto o que se afirma em:

I. A base para a adequação sanitária dos serviços de alimentação são as boas práticas de manipulação de alimentos, conjunto de procedimentos cujo objetivo é garantir alimentos de qualidade ao consumidor. As boas práticas também se destinam a minimizar eventuais danos à saúde, especialmente as doenças de origem alimentar.
II. Os sanitizantes mais utilizados em serviços de alimentação têm como princípio ativo o cloro. A recomendação da RDC n. 216/2004 dispõe que o responsável técnico deve estabelecer a diluição, o tempo de contato e o modo de uso/aplicação dos produtos saneantes, independentemente das instruções recomendadas pelos fabricantes.
III. A fim de que os alimentos e as preparações estejam em faixas seguras de aquecimento ou refrigeração, o tempo e a temperatura na produção de refeições devem ser monitorados, o que garante o direito do consumidor de receber alimentação segura.
a. II, apenas.
b. III, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

Higiene e legislacao Questionario 1
12 pág.

Higiene e Legislação dos Alimentos Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "e) I, II e III". Todas as afirmativas estão corretas. A base para a adequação sanitária dos serviços de alimentação são as boas práticas de manipulação de alimentos, os sanitizantes mais utilizados em serviços de alimentação têm como princípio ativo o cloro e o tempo e a temperatura na produção de refeições devem ser monitorados para garantir o direito do consumidor de receber alimentação segura.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais