Logo Passei Direto
Buscar
Quais dos exemplos abaixo não sofrem influência dos chamados grupos de referência? a. Produtos caros. b. Produtos cuja compra determina um certo risco. c. Produtos intangíveis. d. Produtos eletrônicos. e. Produtos de primeira necessidade.
User badge image
Talita de Jesus

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Dos exemplos apresentados, o produto de primeira necessidade é o que menos sofre influência dos grupos de referência, pois é um produto essencial para a sobrevivência e bem-estar das pessoas, e sua compra geralmente não é influenciada por opiniões ou comportamentos de terceiros.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

igor burkowski

há 2 anos

Dentre as opções colocadas, a resposta mais próxima é a letra "e" , produtos de primeira necessidade. Entretanto, afirmar que elas não sofrem influência de terceiros é um equívoco. Pois a todo momento perguntamos , por exemplo, às pessoas de confiança onde fazer o supermercado ou comprar produtos farmacêuticos. É um produto que vc tem que adquirir de qualquer jeito, então tendo uma referência, ou não, não vai mudar sua decisão de compra. Mas desconsideram o impacto de influenciadores sobre a decisão de compra é um equívoco.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação ao comportamento de consumo, é errado afirmar que:
a. Consumir implica em escolher entre as opções disponíveis no mercado a que melhor se adequa às satisfações de nossas necessidades.
b. A percepção é a base de todo processo de consumo.
c. A motivação para o consumo de um bem ou produto vai além da identificação de nossas necessidades básicas.
d. A publicidade afeta diretamente o comportamento de consumo, muitas vezes criando novas necessidades.
e. Consumimos apenas produtos e serviços que atendam às nossas necessidades básicas.

De maneira resumida, podemos considerar que o processo decisório de compra envolve várias etapas: 1a – consciência da necessidade ou desejo da aquisição de algo; 2a – busca de informações para atender à necessidade ou desejo; 3a – avaliação das alternativas existentes e escolha; 4a – compra; 5a – avaliação pós-compra.
Com base no exposto acima, assinale a alternativa correta:
a. A propaganda tem como função básica informar o consumidor, portanto atua principalmente na segunda etapa.
b. A propaganda atua nas etapas 2 e 3, pois além de informar, cria ou aponta diferenciais do produto, favorecendo assim a avaliação e a escolha.
c. A propaganda não atua na primeira etapa, pois a consciência é um aspecto interno do consumidor.
d. A propaganda atua nas três primeiras etapas: explicita (torna consciente) ou cria desejos, informa, diferencia e valoriza o produto.
e. A propaganda atua diretamente apenas na 4a e 5a etapas.

A teoria de Maslow sobre motivação humana vem sendo utilizada pelos profissionais de marketing e propaganda, na tentativa de compreender o comportamento de consumo. Em relação à teoria de Maslow, assinale a alternativa correta:
a. Inicialmente, temos as necessidades fisiológicas, depois as de segurança. Quando estas estiverem satisfeitas, buscamos a satisfação das necessidades de afeto, depois das de status e por último as de realização pessoal.
b. Inicialmente, temos as necessidades de afeto, de pertencer a um grupo. O segundo nível se refere às necessidades fisiológicas, depois às de segurança. Só quando estas necessidades estão satisfeitas é que surgem as necessidades de status e por último as de realização pessoal.
c. Maslow agrupou as necessidades humanas em cinco níveis: de realização pessoal, de status, de afeto, de segurança e as fisiológicas, nesta ordem de importância.
d. Segundo Maslow, temos cinco tipos de necessidades: fisiológicas, de segurança, de afeto, de status e de realização pessoal, todas elas igualmente importantes na motivação de nosso comportamento.
e. Maslow agrupou as necessidades humanas em três tipos: as fisiológicas, de segurança e de afeto, nesta ordem de importância.

A percepção é um dos elementos importantes que possibilita que a informação chegue ao seu receptor. Para uma percepção eficaz é necessário que ela passe por 3 processos: a exposição, a atenção e a compreensão.
Com relação à informação, quais são, respectivamente, as etapas para uma informação eficaz?
a. Memória sensorial; memória temporária; memória permanente.
b. Envolvimento; percepção; memória.
c. Informação por meio dos sentidos; concentração em um estímulo; organização e interpretação da informação a fim de captar seu significado.
d. Concentração em um estímulo; organização e interpretação da informação a fim de captar seu significado; informação por meio dos sentidos.
e. Percepção; envolvimento; memória.

A tentativa explícita de provocar mudanças nas crenças, atitudes e intenções de comportamento do consumidor diz respeito à(ao):
a. Experimentação.
b. Persuasão.
c. Reforçamento.
d. Patrocínio.
e. Promoção.

Quando estudamos os processos de modificação das atitudes, temos que considerar:
a. Principalmente os fatores individuais.
b. Principalmente os fatores sociais.
c. Tanto os fatores sociais quanto os individuais.
d. Não temos estudos sobre como se formam ou se modificam as atitudes.
e. As atitudes dificilmente podem ser modificadas.

O conceito de atitude, estudado no comportamento do consumidor, pode ser definido como uma predisposição interna. Assinale a alternativa incorreta em relação ao processo de mudança de atitudes:
a. As atitudes são formadas por influência de fatores sociais e individuais.
b. A atitude pode ser traduzida em linguagem mercadológica como intenção de compra.
c. Uma campanha publicitária visando mudança de atitude em relação a um produto pode ser bem-sucedida, o que não significa que necessariamente esta mudança de atitude se traduza em ação, compra.
d. As atitudes envolvem basicamente componentes afetivos, assim campanhas que visem à mudança de atitudes não devem ter apelos racionais.
e. As atitudes envolvem componentes cognitivos, afetivos e comportamentais.

Mais conteúdos dessa disciplina