Buscar

Qual é a aplicação do CP, CPP e JECRIM (Lei 9.099/95) aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos no CTB? Aos crimes cometi...

Qual é a aplicação do CP, CPP e JECRIM (Lei 9.099/95) aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos no CTB?

Aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos no CTB, aplicam-se as normas gerais do CP e do CPP, se o CTB não dispuser de modo diverso, bem como a Lei JECRIM, no que couber.
A maioria dos delitos apresentados no CTB são de menor potencial ofensivo (Delito com pena máxima de 02 anos), se submetendo ao JECRIM, exceto dois.
Os crimes de trânsito com Menor Potencial Ofensivo (Aplicação do JECRIM) submetem-se ao TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência).
Os crimes de trânsito de lesão corporal culposa podem ser aplicados o JECRIM, exceto quando o agente estiver sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, participando, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística, de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, ou transitando em velocidade superior à máxima permitida para a via em 50 km/h.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
c) Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 1, 3 e 4 estão corretas.
e) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

11-crimes-de-transito-lei-9503-questoes-comentadas
40 pág.

Legislação Especial Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas". Isso porque, de acordo com a Lei 9.099/95, aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos no CTB, aplicam-se as normas gerais do CP e do CPP, se o CTB não dispuser de modo diverso, bem como a Lei JECRIM, no que couber (afirmativa 1). A maioria dos delitos apresentados no CTB são de menor potencial ofensivo (Delito com pena máxima de 02 anos), se submetendo ao JECRIM, exceto dois (afirmativa 2). E os crimes de trânsito de lesão corporal culposa podem ser aplicados o JECRIM, exceto quando o agente estiver sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, participando, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística, de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, ou transitando em velocidade superior à máxima permitida para a via em 50 km/h (afirmativa 4). A afirmativa 3 está incorreta, pois os crimes de trânsito com Menor Potencial Ofensivo (Aplicação do JECRIM) submetem-se ao TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), e não ao JECRIM.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais