Buscar

Quanto aos crimes de lesão corporal culposa no trânsito (Lei nº 9.503/97), é correto afirmar que cabe a aplicação da transação penal, prevista na L...

Quanto aos crimes de lesão corporal culposa no trânsito (Lei nº 9.503/97), é correto afirmar que cabe a aplicação da transação penal, prevista na Lei nº 9.099/95, quando o agente estava trafegando em velocidade superior a máxima permitida para a via em 50 km/hora.


Comentário: Aplicação do CP, CPP e JECRIM (Lei 9.099/95) Aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos no CTB, aplicam-se as normas gerais do CP e do CPP, se o CTB não dispuser de modo diverso, bem como a Lei JECRIM, no que couber. OBS: A maioria dos delitos apresentados no CTB são de menor potencial ofensivo (Delito com pena máxima de 02 anos), se submetendo ao JECRIM, exceto dois: - Crime de trânsito por prática de homicídio culposo na direção de veículo automotor (CTB. Art. 302); - Crime de trânsito Qualificado por Praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor (CTB. Art. 303. § 2º.) - Crime de trânsito por influência de álcool ou de outra substância psicoativa (CTB. Art. 306.). - Crime de trânsito por Participação, em via pública, de Corrida, Disputa ou Competição (CTB. Art. 308). Os crimes de trânsito com Menor Potencial Ofensivo (Aplicação do JECRIM): - Submetem-se ao TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência); - Têm um processo penal mais rápido do que os crimes não submetidos ao JECRIM; - Possuem a possibilidade de acordos ou transações penais para evitar uma condenação mais severa; Crimes de Trânsito de Lesão Corporal Culposa – Aplicação do JECRIM (Lei 9.099/95) Regra É possível aplicar o JECRIM. Exceção Não é possível aplicar as medidas despenalizadoras do JECRIM, quando o agente estiver: I - sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência; II - participando, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística, de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente; III - transitando em velocidade superior à máxima permitida para a via em 50 km/h. Mnemônco: A influência do álcool em corrida superior a velocidade de 50km/h. Gabarito: Errado.

Essa pergunta também está no material:

11-crimes-de-transito-lei-9503-questoes-comentadas
40 pág.

Legislação Especial Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação apresentada na pergunta está incorreta. Não cabe a aplicação da transação penal, prevista na Lei nº 9.099/95, quando o agente estava trafegando em velocidade superior a máxima permitida para a via em 50 km/h. A exceção para aplicação das medidas despenalizadoras do JECRIM, quando se trata de crimes de trânsito de lesão corporal culposa, é quando o agente estiver transitando em velocidade superior à máxima permitida para a via em 50 km/h, conforme previsto no artigo 291, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais