Buscar

De acordo com os estudos da apostila sobre o consentimento livre esclarecido, é INCORRETO afirmar que: O termo pode ser imposto, não exclui nenhum...

De acordo com os estudos da apostila sobre o consentimento livre esclarecido, é INCORRETO afirmar que:

O termo pode ser imposto, não exclui nenhuma responsabilidade do paciente e não tem valor para evitar possível pedido de indenização futura.
O médico deve fornecer ao paciente todas as informações necessárias sobre a terapêutica ou cirurgia indicada para o caso, seus riscos e possíveis resultados, numa linguagem clara e de fácil compreensão, além da receita realizada em computador.
Além dos deveres de cuidado e sigilo, deve ainda o médico prestar ao paciente todas as informações necessárias sobre a terapêutica ou cirurgia indicada para o caso, seus riscos e possíveis resultados, dele obtendo o indispensável consentimento (ou do responsável).
Cabe unicamente ao paciente decidir sobre a sua saúde, avaliar o risco a que estará submetido com o tratamento ou a cirurgia, e aceitar ou não a solução indicada pelo médico.
Verdadeiro
Falso

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO - A RELAÇÃO MÉDICO E PACIENTE
3 pág.

Relação Médico-paciente Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que está incorreta é: "O termo pode ser imposto, não exclui nenhuma responsabilidade do paciente e não tem valor para evitar possível pedido de indenização futura." O consentimento livre e esclarecido é um processo em que o médico deve fornecer ao paciente todas as informações necessárias sobre a terapêutica ou cirurgia indicada para o caso, seus riscos e possíveis resultados, numa linguagem clara e de fácil compreensão, além da receita realizada em computador. Além disso, o médico deve prestar ao paciente todas as informações necessárias sobre a terapêutica ou cirurgia indicada para o caso, seus riscos e possíveis resultados, dele obtendo o indispensável consentimento (ou do responsável). O consentimento livre e esclarecido é importante para que o paciente possa decidir sobre a sua saúde, avaliar o risco a que estará submetido com o tratamento ou a cirurgia, e aceitar ou não a solução indicada pelo médico. O termo de consentimento livre e esclarecido não pode ser imposto, deve ser assinado voluntariamente pelo paciente ou responsável, e não exclui a responsabilidade do médico em caso de erro ou negligência.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais