Buscar

De forma geral, ondas se comportam como uma perturbação em um meio. Ou seja, devido a uma força externa aplicada, a resposta desse meio é uma forma...

De forma geral, ondas se comportam como uma perturbação em um meio. Ou seja, devido a uma força externa aplicada, a resposta desse meio é uma forma ondulatória que se propaga e se dispersa ao longo do tempo.”



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAGANHA, César Chiesorin. Rota de Aprendizagem da Aula 4. Fundamentos de Física. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 5.

Considerando o fragmento de texto dos conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 2 - Ondas de Fundamentos de Física sobre forças em ondas, determine a velocidade aproximada de propagação de um pulso em uma corda de 20m e 400g quando é tracionada por uma força de 450N.

A4,7 m/sB7,5 m/sC47 m/sD141 m/sE150 m/s



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar a velocidade aproximada de propagação de um pulso em uma corda de 20m e 400g quando é tracionada por uma força de 450N, é necessário utilizar a equação da velocidade de propagação de uma onda em uma corda: v = √(T/μ) Onde: - v é a velocidade de propagação da onda; - T é a tensão na corda; - μ é a densidade linear da corda. Para calcular a densidade linear da corda, é necessário dividir a massa da corda pelo comprimento: μ = m/L Onde: - m é a massa da corda; - L é o comprimento da corda. Substituindo os valores na equação, temos: μ = m/L = 400g / 20m = 20 g/m T = 450N v = √(T/μ) = √(450/0,02) = √22500 = 150 m/s Portanto, a alternativa correta é a letra E) 150 m/s.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais