Buscar

técnica de Gram, também conhecida como coloração de Gram, é um método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christia...

 técnica de Gram, também conhecida como coloração de Gram, é um método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram (1853-1938), em 1884, o qual permite diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem após tratamento com agentes químicos específicos. O método consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes específicos.”

Fonte: TORTORA, GERARD J.; FUNKE, BERDELL R.; CASE E.; CHRISTINE L. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. p. 85.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a coloração de Gram, analise as afirmativas a seguir a assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

I. ( ) Neste procedimento, um esfregaço é fixado pelo calor e recoberto com um corante básico purpura, geralmente o cristal violeta (coloração primária).

II. ( ) Após um curto período, o corante purpura é lavado, e o esfregaço é recoberto com iodo. Quando o iodo é lavado, somente as bactérias gram-positivas aparecem em cor violeta.

III. ( ) A seguir, a lâmina é lavada com álcool ou uma solução de álcool-acetona. Essa solução é descolorante, que remove o purpura das células de algumas espécies, mas não de outras.

IV. ( ) O álcool é lavado, e a lâmina é então corada com safranina, um corante básico vermelho. O esfregaço é lavado, seco com papel e examinado microscopicamente.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. V, F, F, V.
  2. F, V, F, V.
  3. V, V, F, F.
  4. V, F, V, V.
  5. V, F, V, F.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A técnica de Gram, também conhecida como coloração de Gram, é um método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico dinamarquês Hans Christian Joachim Gram (1853-1938), em 1884, o qual permite diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem após tratamento com agentes químicos específicos. O método consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes específicos. Considerando as informações e o conteúdo estudado sobre a coloração de Gram, as afirmativas são: I. (V) Neste procedimento, um esfregaço é fixado pelo calor e recoberto com um corante básico purpura, geralmente o cristal violeta (coloração primária). II. (F) Após um curto período, o corante purpura é lavado, e o esfregaço é recoberto com iodo. Quando o iodo é lavado, somente as bactérias gram-positivas aparecem em cor violeta. III. (F) A seguir, a lâmina é lavada com álcool ou uma solução de álcool-acetona. Essa solução é descolorante, que remove o purpura das células de algumas espécies, mas não de outras. IV. (V) O álcool é lavado, e a lâmina é então corada com safranina, um corante básico vermelho. O esfregaço é lavado, seco com papel e examinado microscopicamente. A alternativa que apresenta a sequência correta é a letra D: V, F, V, V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais