Buscar

Um gerador elétrico é vinculado a um motor diesel, e a faixa de operação para sustentar o fornecimento de energia a um laboratório vai de 1.500 rpm...

Um gerador elétrico é vinculado a um motor diesel, e a faixa de operação para sustentar o fornecimento de energia a um laboratório vai de 1.500 rpm a 2.200 rpm. O conjunto é montado em uma plataforma com molas que isolam as vibrações, formando um sistema de um grau de liberdade, que oscila apenas na direção vertical.

Quando posto para funcionar, o conjunto gerador apresentou vibração vertical indesejada a 1.800 rpm. Foi então incorporado um absorvedor dinâmico não amortecido, preparado para anular as oscilações nesta rotação crítica. Entretanto, agora o conjunto apresenta vibrações excessivas em 1.550 rpm e 2.050 rpm.

O absorvedor não amortecido foi então retirado, e em seu lugar foi instalado um absorvedor amortecido, sintonizado e otimizado. Isso resolveu o problema, e agora o conjunto opera de forma suave em toda a faixa de frequência de trabalho.

Isso aconteceu porque o absorvedor amortecido...

embora não anule as oscilações do conjunto gerador na velocidade de 1.800 rpm, conseguiu anular as oscilações em 1.550 e 2.050 rpm.

além de anular as oscilações do conjunto gerador na velocidade de 1.800 rpm, conseguiu reduzir as oscilações em uma faixa de trabalho maior.

embora não anule as oscilações do conjunto gerador, consegue reduzir as oscilações ao longo de toda a faixa de trabalho.

opera de forma a anular as oscilações do conjunto gerador não somente na velocidade de 1.800 rpm, mas também em 1.550 e 2.050 rpm.

reduziu progressivamente as oscilações em toda a faixa de trabalho até anulá-las completamente.


💡 2 Respostas

User badge image

Leandro Almeida

embora não anule as oscilações do conjunto gerador, consegue reduzir as oscilações ao longo de toda a faixa de trabalho.

4
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

O absorvedor amortecido resolveu o problema, pois embora não anule as oscilações do conjunto gerador na velocidade de 1.800 rpm, conseguiu reduzir as oscilações ao longo de toda a faixa de trabalho.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais