Buscar

F, F, V. Quest. 4 4. (FUNDATEC 2020 Prefeitura de Bagé RS Enfermeiro) A cicatrização de uma ferida consiste em uma perfeita e coordenada cascata de...

F, F, V. Quest. 4 4. (FUNDATEC 2020 Prefeitura de Bagé RS Enfermeiro) A cicatrização de uma ferida consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a repavimentação e a reconstituição do tecido. Referente à regeneração celular e os eventos celulares/bioquímicos, assinale a alternativa correta. Na fase proliferativa, os fibroblastos deixam a ferida. A primeira fase da regeneração celular caracteriza-se pela fase inflamatória. Na fase proliferativa, ocorre formação de coágulos e tecido de granulação. Na fase de maturação, ocorre reabsorção do coágulo e resíduos. Na fase inflamatória, ocorre produção de colágeno.

A cicatrização de uma ferida consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a repavimentação e a reconstituição do tecido.
Na fase proliferativa, os fibroblastos deixam a ferida.
A primeira fase da regeneração celular caracteriza-se pela fase inflamatória.
Na fase proliferativa, ocorre formação de coágulos e tecido de granulação.
Na fase de maturação, ocorre reabsorção do coágulo e resíduos.
Na fase inflamatória, ocorre produção de colágeno.
a) Apenas a afirmativa II está correta.
b) Apenas as afirmativas I, III e VI estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

prova
1 pág.

Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas. Explicação: - A afirmativa I está incorreta, pois na fase proliferativa os fibroblastos permanecem na ferida para produzir colágeno e outros componentes da matriz extracelular. - A afirmativa II está correta, pois a primeira fase da regeneração celular é a fase inflamatória, que é caracterizada pela chegada de células inflamatórias e liberação de mediadores inflamatórios. - A afirmativa III está incorreta, pois a formação de coágulos ocorre na fase hemostática, que é anterior à fase inflamatória. - A afirmativa IV está correta, pois na fase proliferativa ocorre a formação de tecido de granulação, que é composto por fibroblastos, vasos sanguíneos e matriz extracelular. - A afirmativa V está correta, pois na fase de maturação ocorre a reabsorção do coágulo e dos resíduos celulares, além da remodelação da matriz extracelular. - A afirmativa VI está incorreta, pois a produção de colágeno ocorre principalmente na fase proliferativa, mas também pode ocorrer na fase de maturação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais