Buscar

O controle estatístico de processo preocupa-se com checar um produto ou serviço durante sua criação. Se há razões para acreditar que há um problema...

O controle estatístico de processo preocupa-se com checar um produto ou serviço durante sua criação. Se há razões para acreditar que há um problema com o processo, ele pode ser parado (onde é possível e adequado) e os problemas podem ser identificados e retificados. Por exemplo, um restaurante pode perguntar a uma amostra significativa de consumidores se a limpeza está satisfatória. Se um número inaceitável de consumidores em uma amostra é encontrado infeliz, a gerência pode ter que considerar melhorar os procedimentos para limpeza das mesas. De maneira similar, uma manufatura de carros periodicamente vai checar se uma amostra dos painéis das portas está conforme aos padrões de modo a saber se o equipamento que os produz está apresentando desempenho correto. Novamente, se uma amostra sugere que pode haver problemas, então as máquinas terão que ser paradas e o processo checado.

Todavia, o valor do controle estatístico de processo não é só fazer checagens de uma simples amostra, mas monitorar os resultados de muitas amostras ao longo de um período de tempo. Ele faz isso usando gráficos de controle para ver se o processo está com desempenho esperado, ou alternativamente, se está saindo do controle. Se o processo de fato parece estar saindo de controle, então passos podem ser dados antes que haja um problema.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1997, p. 562.

Considerando o Controle Estatístico de Processo, avalie as afirmações a seguir.

I – No controle do processo utiliza-se os gráficos de controle para verificar se o processo está conforme ou se está saindo do controle.

II – No controle do processo de prestação de serviço basta uma reclamação para indicar que o processo está fora de controle.

III – No controle do processo deve-se trabalhar com as causas comuns ou aleatórias que consistem em um grande número de pequenas causas que podem invalidar qualquer sistema de gestão da qualidade e refletir em quedas de vendas constantes.

IV – No controle do processo deve-se trabalhar com as causas assinaláveis ou especiais que representam um descontrole temporário do processo, como, por exemplo, o aumento significativo das reclamações no tempo de entrega de uma empresa de correio.

É correto apenas o que se afirma em

Questão 2

Resposta


a.

I, II e III

b.

I e II

c.

I, II, III e IV

d.

I e IV

e.

II, III e IV


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I e IV. I - No controle do processo utiliza-se os gráficos de controle para verificar se o processo está conforme ou se está saindo do controle. IV - No controle do processo deve-se trabalhar com as causas assinaláveis ou especiais que representam um descontrole temporário do processo, como, por exemplo, o aumento significativo das reclamações no tempo de entrega de uma empresa de correio. As afirmações II e III estão incorretas, pois no controle do processo de prestação de serviço não basta uma reclamação para indicar que o processo está fora de controle e deve-se trabalhar com as causas comuns ou aleatórias que consistem em um grande número de pequenas causas que podem invalidar qualquer sistema de gestão da qualidade e refletir em quedas de vendas constantes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais