Buscar

Como se dá esse processo na prática. Exemplifique com um gene de interesse? O texto anterior apresenta informações sobre a importância da bioinfor...

Como se dá esse processo na prática. Exemplifique com um gene de interesse?

O texto anterior apresenta informações sobre a importância da bioinformática na identificação e predição de genes de interesse, fornecendo ferramentas computacionais poderosas para analisar e interpretar dados genômicos complexos.
A bioinformática ajuda a acelerar a pesquisa científica, a descoberta de novos alvos terapêuticos e a compreensão das complexidades dos genomas.

Essa pergunta também está no material:

Estudo dirigido
9 pág.

Biologia Molecular Faculdade AscesFaculdade Asces

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O processo de identificação e predição de genes de interesse por meio da bioinformática envolve diversas etapas. Primeiramente, é necessário obter os dados genômicos brutos, que podem ser obtidos por meio de sequenciamento de DNA ou RNA. Em seguida, esses dados são processados e analisados por meio de ferramentas computacionais específicas, que permitem identificar regiões do genoma que correspondem a genes de interesse. Um exemplo de gene de interesse é o gene TP53, que codifica a proteína p53, conhecida como "guardiã do genoma". Essa proteína é responsável por monitorar o DNA das células e ativar mecanismos de reparo ou induzir a morte celular programada em caso de danos irreparáveis. Mutação no gene TP53 está associada a diversos tipos de câncer, tornando-o um alvo terapêutico importante para o desenvolvimento de novas terapias contra o câncer. A bioinformática pode ser utilizada para identificar mutações no gene TP53 em amostras de tecido tumoral, permitindo a seleção de pacientes que podem se beneficiar de terapias específicas direcionadas a essa mutação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais