Buscar

Com base no artigo 173, § 4º, da CF: “A lei reprimirá o abuso do poder econômico, pois visa à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário do...

Com base no artigo 173, § 4º, da CF: “A lei reprimirá o abuso do poder econômico, pois visa à eliminação da concorrência e ao aumento arbitrário dos lucros”; visando ao equilíbrio da lealdade concorrencial. No que concerne à cláusula de exclusividade, assim como a concorrência desleal, é incorreto afirmar que:

Nos casos de não haver uma autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos dez primeiros anos subsequentes à transferência.
Os contratos empresariais, em geral, estabelecem uma cláusula contratual de proibição de a parte realizar negócios com terceiros, reservando para si, portanto, a “exclusividade” de exploração do negócio por determinado período.
Aquele que aceitou a restrição não poderá mais concorrer naquele segmento de mercado econômico.
Assim sendo, a exclusividade restringe a liberdade do agente.
a.
b.
c.
d.
e.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO III - CONTRATOS CIVIS E EMPRESARIAIS
9 pág.

Gestao de Serviços Juridicos Notorais e de Registr Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "a". Isso porque, nos casos em que não há autorização expressa, o alienante do estabelecimento pode sim fazer concorrência ao adquirente, nos dez primeiros anos subsequentes à transferência.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando