Buscar

Conforme você estudou, o universo acadêmico constitui-se em torno de saberes escritos. Portanto, o domínio da escrita e da leitura é um pressuposto...

Conforme você estudou, o universo acadêmico constitui-se em torno de saberes escritos. Portanto, o domínio da escrita e da leitura é um pressuposto nesse âmbito. Além disso, ao longo do tempo, as exigências quanto à produção de conhecimento apenas se intensificam. [...] os alunos de graduação são cada vez mais cobrados tanto para fazerem parte da iniciação científica como para realizarem produções textuais ao longo do curso superior. Portanto, também os graduandos precisam apresentar resultados escritos, o que demanda igualmente grande quantidade de leitura.

 

[...] A graduação é o espaço privilegiado para que isso aconteça. Uma das grandes vantagens da pesquisa acadêmica consiste no aprimoramento do olhar crítico. Este é pautado principalmente em um melhor desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita, essencial na universidade.

 

CREMONESE, Lia Emília. Leitura acadêmica. In: CREMONESE, Lia Emília. Leitura e escrita acadêmicas. Porto Alegre: Grupo A, 2019.

 

Partindo do que foi estudado por você, apresente quais são os principais desafios enfrentados pelos estudantes na leitura de textos acadêmicos densos e complexosapresentando, em sua resposta, estratégias que os estudantes podem adotar para superar esses desafios.

 

IMPORTANTE!

 

Ao elaborar sua resposta, crie um texto de, no máximodois parágrafos, estabelecendo relação entre os conteúdos propostos nos tópicos. Não se esqueça de empregar a norma culta da língua portuguesa (concordâncias, regências, pontuação, acentuação etc.).

 

Utilize elementos de coesão como: inicialmente, outro aspecto, posteriormente, dessa forma, nesse sentido, diante disso, além disso, por outro lado, entretanto, por isso, enfim, todos os conectores que ajudam a formar um texto coeso e coerente.

 

ATENÇÃO!

 

A Avaliação Continuada Questão Aberta (ACQA) é uma importante oportunidade para o exercício de produção intelectual e o desenvolvimento de habilidades de interpretação, argumentação, análise, síntese entre outras. Em nosso modelo pedagógico, embora a discussão e o estudo possam ser realizados coletivamente por meio da constituição de grupos presenciais e/ou virtuais, essa atividade deve ser desenvolvida individualmente. Sendo assim, respostas iguais, que configurem “cola” ou “plágio”, poderão ser avaliadas com a nota zero (0). Fique atento às orientações e, em caso de dúvida, recorra ao seu tutor on-line.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os principais desafios enfrentados pelos estudantes na leitura de textos acadêmicos densos e complexos são a falta de familiaridade com o vocabulário técnico, a dificuldade em compreender a estrutura do texto e a falta de habilidade em identificar as informações mais importantes. Para superar esses desafios, os estudantes podem adotar algumas estratégias, como: 1. Ler o texto várias vezes, destacando as informações mais importantes e fazendo anotações; 2. Consultar um dicionário especializado para entender o vocabulário técnico; 3. Fazer uma leitura prévia do resumo ou introdução do texto para ter uma ideia geral do conteúdo; 4. Utilizar técnicas de leitura dinâmica, como a leitura em diagonal, para identificar as informações mais relevantes; 5. Fazer perguntas sobre o texto e tentar responder a elas, para verificar se está compreendendo o conteúdo. Essas estratégias podem ajudar os estudantes a superar os desafios da leitura de textos acadêmicos densos e complexos, permitindo que eles compreendam melhor o conteúdo e produzam trabalhos de qualidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais