Buscar

A anemia falciforme é uma doença caracterizada pela alteração no formato dos glóbulos vermelhos. Devido a essa alteração, os glóbulos vermelhos se ...

A anemia falciforme é uma doença caracterizada pela alteração no formato dos glóbulos vermelhos. Devido a essa alteração, os glóbulos vermelhos se tornam menos capazes de transportar oxigênio, além de aumentarem o risco de obstrução dos vasos sanguíneos. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A hemoglobina "F" contida na hemácia, colocada em ambiente pobre em oxigênio, cristaliza-se de tal maneira que a hemácia toma forma de uma foice. II- O teste de falcização auxilia no diagnóstico da anemia falciforme. PORQUE III- Consiste em diluir uma medida metabissulfito de sódio em 5 mL de água destilada, colocar sobre a lâmina de microscopia 1 parte de sangue para 2 partes de metabissulfito de sódio, misturar, adicionar uma lamínula e vedar com esmalte e realizar a leitura no microscópio com objetiva de 40x após 1 hora. Assinale a alternativa CORRETA:

I- A hemoglobina "F" contida na hemácia, colocada em ambiente pobre em oxigênio, cristaliza-se de tal maneira que a hemácia toma forma de uma foice.
II- O teste de falcização auxilia no diagnóstico da anemia falciforme.
III- Consiste em diluir uma medida metabissulfito de sódio em 5 mL de água destilada, colocar sobre a lâmina de microscopia 1 parte de sangue para 2 partes de metabissulfito de sódio, misturar, adicionar uma lamínula e vedar com esmalte e realizar a leitura no microscópio com objetiva de 40x após 1 hora.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a III não é uma justificativa da II.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a III é uma justificativa da II.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a III não é uma justificativa da I.

Essa pergunta também está no material:

prova de hematologia
1 pág.

Hematologia Clínica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a III é uma justificativa da II. A hemoglobina "F" contida na hemácia, colocada em ambiente pobre em oxigênio, cristaliza-se de tal maneira que a hemácia toma forma de uma foice, o que é a causa da anemia falciforme. O teste de falcização é utilizado para diagnosticar a doença, consistindo em diluir uma medida metabissulfito de sódio em 5 mL de água destilada, colocar sobre a lâmina de microscopia 1 parte de sangue para 2 partes de metabissulfito de sódio, misturar, adicionar uma lamínula e vedar com esmalte e realizar a leitura no microscópio com objetiva de 40x após 1 hora. A falcização das hemácias é observada no teste, o que confirma o diagnóstico da anemia falciforme.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais