Buscar

A anemia falciforme é uma doença caracterizada pela alteração no formato dos glóbulos vermelhos. Devido a essa alteração, os glóbulos vermelhos se ...

A anemia falciforme é uma doença caracterizada pela alteração no formato dos glóbulos vermelhos. Devido a essa alteração, os glóbulos vermelhos se tornam menos capazes de transportar o oxigênio, além de aumentarem o risco de obstrução dos vasos sanguíneos. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A hemoglobina “F” contida na hemácia, colocada em ambiente pobre em oxigênio, cristaliza-se de tal maneira que a hemácia toma forma de uma foice.
PORQUE
II- A anemia falciforme é causada por uma mutação no gene da hemoglobina, que faz com que a hemoglobina normal (HbA) seja substituída por uma forma anormal, a hemoglobina S (HbS).
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final hematologi clinica
5 pág.

Hematologia Clínica Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A asserção I é verdadeira, pois a hemoglobina "F" contida na hemácia, colocada em ambiente pobre em oxigênio, cristaliza-se de tal maneira que a hemácia toma forma de uma foice. A asserção II também é verdadeira, pois a anemia falciforme é causada por uma mutação no gene da hemoglobina, que faz com que a hemoglobina normal (HbA) seja substituída por uma forma anormal, a hemoglobina S (HbS). Além disso, a asserção II é uma justificativa correta da I, pois a mutação no gene da hemoglobina é a causa da alteração no formato dos glóbulos vermelhos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais