Buscar

"Quando se fala de fontes, são notórias as barreiras rompidas, junto à historiografia tradicional, para a consideração de recursos audiovisuais e s...

"Quando se fala de fontes, são notórias as barreiras rompidas, junto à historiografia tradicional, para a consideração de recursos audiovisuais e sua aplicação na busca de qualidade do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. No que se refere aos sons, essa luta contemplou ainda mais resistências. Para um melhor entendimento dessa exposição, Napolitano [diz que] 'a música ‘popular’ permaneceu como uma filha bastarda da grande família musical do Ocidente, e só a partir dos anos 60 passou a ser levada a sério, não apenas como veículo de expressão artística, mas também como objeto de reflexão acadêmica'".



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YABE, Izabela de Gracia. Rota da Aprendizagem da Aula 3. Recursos Audiovisuais na Escola. Curitiba, Intersaberes, 2022, p. 2.

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem da Aula 3 de Recursos Audiovisuais na Escola, avalie as seguintes proposições:



O rádio representa hoje uma importante fonte de pesquisa da primeira metade do século XX, pois fez parte da maioria dos lares das famílias da época. Ficava localizado de forma estratégica para que fosse visível a todos e assim pode auxiliar em pesquisas da vida privada das famílias dessa época.



PORQUE


Como eram instrumentos comuns para a sociedade, o rádio tornou-se rapidamente uma fonte histórica para pesquisas acadêmicas. Como a música popular revelou-se uma expressão cultural de massas, estudá-las antes de fontes imagéticas, contribuiu para a democratização do rádio.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

AAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.

BAs asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.

CA asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

DA asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

EAs asserções I e II são proposições falsas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira. O rádio é uma importante fonte de pesquisa da primeira metade do século XX, mas não por auxiliar em pesquisas da vida privada das famílias dessa época, e sim por ser um meio de comunicação de massa que influenciou a cultura e a sociedade da época. A música popular também é uma expressão cultural de massas, mas não foi estudada antes de fontes imagéticas para contribuir para a democratização do rádio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais