Buscar

"A música sempre foi um produto da sociedade, que faz uso de sua liberdade para combater aspectos sombrios e irregulares do contexto social. Não é ...

"A música sempre foi um produto da sociedade, que faz uso de sua liberdade para combater aspectos sombrios e irregulares do contexto social. Não é à toa que contempla em suas letras e em seus enredos representações da feminilidade e masculinidade, ao longo da história. Outro tema muito explorado nas composições, principalmente em países como o Brasil, com um passado de escravidão e uma herança negra forte, se refere às questões raciais, Assim, a música, para esses africanos, representava muito mais do que lazer. Era uma forma de reinventar tradições das terras da qual foram retirados à força, o que marcou profundamente a cultura nacional. A elite tinha seus próprios ritmos e danças, usualmente inspirados em modelos europeus [...]".



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: YABE, Izabela de Gracia. Rota da Aprendizagem da Aula 3. Recursos Audiovisuais na Escola. Curitiba, Intersaberes, 2022, p. 7.

Considerando o excerto de texto e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem da Aula 3 de Recursos Audiovisuais na Escola acerca da música e as questões raciais, de gênero e sociais, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:



 I. ( ) A música faz parte da sociedade, pois é parte constituinte de uma cultura, assim tem liberdade para evidenciar e combater as injustiças e problemas existentes nela.



II. (   ) A construção da musicalidade como forma de expressão dependeu das estruturas tradicionais normativas, as quais aceitavam expressões diferentes da cultura estabelecida.



III. (  ) Inúmeras músicas brasileiras têm como tema as críticas ao passado escravocrata, pois apresentam artisticamente as raízes coloniais e violentas do Brasil.



IV. ( ) As tradições afro-brasileiras utilizam-se da música como forma de resistência e manutenção das tradições do passado de silenciamentos e perseguição.



V. ( ) A cultura afro faz parte das heranças e criações das produções artísticas e musicais no Brasil, estabelecendo-se como forte entretenimento da cultura nacional.



Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I - V - V - V - V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais