Buscar

(CONSULPLAN / 2017 - adaptada) Conforme leciona o doutrinador Humberto Dalla Bernardina de Pinho: "a ação de consignação em pagamento é um institu...

(CONSULPLAN / 2017 - adaptada) Conforme leciona o doutrinador Humberto Dalla Bernardina de Pinho: "a ação de consignação em pagamento é um instituto criado pelo direito processual apenas para regular o procedimento de eficácia liberatória do pagamento sem que haja, necessariamente, a transferência do bem ao credor, tanto que o pagamento por consignação é regulado nos Arts. 334 a 345 do Código Civil." Sobre o mencionado procedimento especial previsto pelo Novo Código de Processo Civil de 2015, assinale a alternativa correta. A consignação será requerida no lugar do domicílio do devedor, cessando para o devedor, à data do depósito, os juros e os riscos, salvo se a demanda for julgada improcedente. A legislação contempla a consignação extrajudicial da coisa. A ação de consignação em pagamento carece de regramento legal em nosso ordenamento. Na contestação da ação de consignação em pagamento, o réu poderá alegar que o depósito não é integral, independente de indicar o montante que entende devido. São também legitimados a propor a ação de consignação em pagamento, nos casos previstos em lei, o terceiro juridicamente interessado na extinção da dívida e o terceiro não interessado que aja em nome e à conta do devedor.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A consignação será requerida no lugar do domicílio do devedor, cessando para o devedor, à data do depósito, os juros e os riscos, salvo se a demanda for julgada improcedente." (Alternativa A). A consignação em pagamento é um procedimento especial previsto no Novo Código de Processo Civil de 2015, que tem como objetivo liberar o devedor da obrigação de pagar uma dívida, mediante o depósito judicial ou extrajudicial do valor devido. O depósito deve ser feito no lugar do domicílio do devedor e, caso a demanda seja julgada improcedente, os juros e os riscos voltam a correr a partir da data do depósito. As demais alternativas estão incorretas, pois a consignação em pagamento é regulada pelo Código de Processo Civil e não pelo Código Civil, não há previsão de consignação extrajudicial da coisa, a ação de consignação em pagamento é regulada pelo ordenamento jurídico brasileiro, o réu pode alegar a falta de integralidade do depósito, mas deve indicar o montante que entende devido, e nem todo terceiro é legitimado a propor a ação de consignação em pagamento.

0
Dislike1
User badge image

J Vieira

A Resposta que essa I.A. deu está errada.

Essa resposta exigea alternativa correta. A resposta é "São também legitimados a propor a ação de consignação em pagamento, nos casos previstos em lei, o terceiro juridicamente interessado na extinção da dívida e o terceiro não interessado que aja em nome e à conta do devedor."

A resposta que a I.A deu está errado por que a consignação se dá no lugar do pagamento e não no lugar do devedor (não faz nem sentido ser no lugar do devedor).

Não existe consignação extrajudicional, esse instituto é um meio judicial para garantir o pagamento.

Quando alegar que o pagamento não é integral, ele deve apontar o montante devido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais