Buscar

Disserte sobre como essa enfermidade se desenvolve. A gota é uma doença caracterizada pelo acúmulo de cristais de urato monossódico (UM) em articu...

Disserte sobre como essa enfermidade se desenvolve.

A gota é uma doença caracterizada pelo acúmulo de cristais de urato monossódico (UM) em articulações, tecido sinovial, ossos e pele, independentemente da presença ou ausência de manifestações clínicas.
Esse acúmulo é decorrente da hiperuricemia persistente.
Os cristais de UM são a forma sólida do ácido úrico, produto final do metabolismo das purinas, que podem se acumular em tecidos orgânicos.
Caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, essa irregularidade leva a um aumento de depósito de cristais de monourato de sódio nas estruturas.
Essa enfermidade se desenvolve a partir da elevação do ácido úrico no sangue e é acompanhada pelos demais sintomas, como: dor intensa, vermelhidão e inchaço nas articulações.
O diagnóstico da gota aparece mais em homens do que em mulheres.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Fisiopatologia
2 pág.

Fisiopatologia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A gota é uma doença que se desenvolve a partir da hiperuricemia, que é a elevação dos níveis de ácido úrico no sangue. O ácido úrico é um produto final do metabolismo das purinas, que são encontradas em alimentos como carnes vermelhas, frutos do mar, bebidas alcoólicas, entre outros. Quando há um excesso de ácido úrico no sangue, ele pode se acumular em forma de cristais de urato monossódico (UM) em articulações, tecido sinovial, ossos e pele, independentemente da presença ou ausência de manifestações clínicas. Os cristais de UM são a forma sólida do ácido úrico e podem se acumular em tecidos orgânicos. Quando isso ocorre, o sistema imunológico pode reconhecer esses cristais como corpos estranhos e desencadear uma resposta inflamatória, que é responsável pelos sintomas da gota, como dor intensa, vermelhidão e inchaço nas articulações. A gota é mais comum em homens do que em mulheres e pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue para medir os níveis de ácido úrico e por meio de exames de imagem para detectar a presença de cristais de UM nas articulações. O tratamento da gota envolve a redução dos níveis de ácido úrico no sangue por meio de mudanças na dieta, uso de medicamentos e, em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais