Buscar

Disserte sobre como a enfermidade da gota se desenvolve. A gota é uma doença caracterizada pelo acúmulo de cristais de urato monossódico (UM) em a...

Disserte sobre como a enfermidade da gota se desenvolve.

A gota é uma doença caracterizada pelo acúmulo de cristais de urato monossódico (UM) em articulações, tecido sinovial, ossos e pele.
O acúmulo de cristais de UM é decorrente da hiperuricemia persistente.
Os cristais de UM são a forma sólida do ácido úrico, produto final do metabolismo das purinas, que podem se acumular em tecidos orgânicos.
A elevação de ácido úrico no sangue leva a um aumento de depósito de cristais de monourato de sódio nas estruturas articulares.
O depósito de cristais de monourato de sódio gera os surtos de artrite aguda secundária, desencadeando dor e limitações de movimento durante as crises a seus portadores.

Essa pergunta também está no material:

Fisiopatologia Geral (17494)3
1 pág.

Fisiopatologia Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A gota é uma doença que se desenvolve devido ao acúmulo de cristais de urato monossódico (UM) em articulações, tecido sinovial, ossos e pele. Esse acúmulo é decorrente da hiperuricemia persistente, que é a elevação dos níveis de ácido úrico no sangue. O ácido úrico é um produto final do metabolismo das purinas, que são encontradas em alimentos como carnes vermelhas, frutos do mar, bebidas alcoólicas, entre outros. Quando há um aumento de ácido úrico no sangue, ocorre um aumento de depósito de cristais de monourato de sódio nas estruturas articulares. Esses cristais são a forma sólida do ácido úrico e podem se acumular em tecidos orgânicos. O depósito de cristais de monourato de sódio gera os surtos de artrite aguda secundária, desencadeando dor e limitações de movimento durante as crises a seus portadores. Além disso, a gota pode ser desencadeada por fatores como obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças renais, uso de medicamentos diuréticos, entre outros. O tratamento da gota envolve a redução dos níveis de ácido úrico no sangue, por meio de medicamentos e mudanças no estilo de vida, como a redução do consumo de alimentos ricos em purinas e a prática de atividades físicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais