Buscar

Supondo que os herdeiros descobrissem, após a morte de João, que Luciana caluniou o pai em juízo, eles poderiam afastá-la da sucessão, de modo que ...

Supondo que os herdeiros descobrissem, após a morte de João, que Luciana caluniou o pai em juízo, eles poderiam afastá-la da sucessão, de modo que não receberia herança? Qual meio apropriado para a exclusão da herança, nesse caso? Caso Luciana fosse excluída, como ficaria a sucessão de João, quem seriam os herdeiros?

Sim, é possível afastar Luciana da sucessão, fazendo-a não receber a herança.
O meio apropriado para que isso ocorra é com o ajuizamento de uma ação declaratória de indignidade, a fim de declarar a indignidade de Luciana, a qual é uma das formas de exclusão da sucessão e possui prazo de quatro anos desde a morte do de cujus (§1º do art. 1815), ou, aplicando-se a teoria da actio nata, de desde o dia em que ocorrida a ciência da indignidade.
Luciana poderá ser declarada indigna pois acusou caluniosamente, em juízo, o autor da herança, incidindo na previsão do art. 1.814, II, do Código Civil.
Os filhos do herdeiro indigno receberão a herança em seu lugar, como se Luciana estivesse morta no momento da morte do de cujus, nos termos do art. 1.816 do Código Civil.
Sendo Luciana excluída da sucessão, seriam herdeiros de João: seus outros três filhos vivos (Marcelo, Francisco e Marta), duas netas, filhas de Luciana (Helena e Giovana) e os filhos de Antônio, pré-morto, (Lucas, Otávio e Carlos).
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Trabalho G1 em PDF respondido
1 pág.

Estatuto da criança e do adolescente (ECA) Fundação Escola Superior do Ministério PúblicoFundação Escola Superior do Ministério Público

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas". I - É possível afastar Luciana da sucessão, fazendo-a não receber a herança. III - Os filhos do herdeiro indigno receberão a herança em seu lugar, como se Luciana estivesse morta no momento da morte do de cujus, nos termos do art. 1.816 do Código Civil. IV - Sendo Luciana excluída da sucessão, seriam herdeiros de João: seus outros três filhos vivos (Marcelo, Francisco e Marta), duas netas, filhas de Luciana (Helena e Giovana) e os filhos de Antônio, pré-morto, (Lucas, Otávio e Carlos). A afirmativa II não está correta, pois a ação declaratória de indignidade possui prazo de quatro anos desde a morte do de cujus (§1º do art. 1815), ou, aplicando-se a teoria da actio nata, de desde o dia em que ocorrida a ciência da indignidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais