Buscar

Os Templários são retratados pela historiografia como uma estrutura militar de impressionante envergadura. O contínuo serviço militar e a organizaç...

Os Templários são retratados pela historiografia como uma estrutura militar de impressionante envergadura. O contínuo serviço militar e a organização de suas tropas, fizeram de seu exército um dos mais confiáveis das Cruzadas. A respeito da atuação militar dos Templários analise o texto a seguir:


“A batalha não é a guerra, é um engajamento total, um verdadeiro julgamento divino: ou se ganha tudo ou se perde tudo. Assim, foi em Hattin, em 1187. Desse modo, a batalha é rara e costuma-se evitá-la. No entanto, um pouco menos no Oriente do que no Ocidente. O espírito de Cruzada, a guerra santa e a indiferença em relação a uma morte que abre as portas do paraíso explicam por que os homens se engajam mais facilmente nessa batalha. Nesse sentido, os templários e os hospitálarios também são elementos moderadores. Às vezes, a prudência quer que o combate não seja iniciado. Porém, quando chega a hora do combate frontal, templários e hospitalários postam-se na linha de frente; na maioria das vezes, são integrados nos exércitos dos príncipes, tanto no Oriente quanto na Espanha” (DEMURGER, 2007, p. 273).


De acordo com o excerto, analise as afirmativas a seguir e considere Verdadeiro ou Falso.


(   ) A afirmação “a batalha é rara e costuma-se evitá-la” faz referência, também, as dificuldades econômicas vividas pelos homens medievais. Uma batalha em campo aberto era responsável pela perca de muitas vidas e recursos materiais, elementos que não eram abundantes durante a Idade Média. 

(   ) A participação dos templários nos exércitos dos princípes europeus estava diretamente e unicamente relacionada a falta de homens na Europa ocidental dispostos a lutar nas Cruzadas.

(   ) Ao afirmar que as batalhas no Oriente eram menos raras do que no Ocidente, Demurger quer explicar que os elementos religiosos presentes nas cruzadas e o contato frequente com o inimigo durante as marchas, fizeram da “Terra Santa” um local onde o engajamento total era mais frequente.

(   ) A afirmação “O espírito de Cruzada, a guerra santa e a indiferença em relação a uma morte que abre as portas do paraíso explicam porque os homens se engajam mais facilmente nessa batalha” está diretamente ligada as questões vassálicas presente no Oriente Médio. Ao contrário do Ocidente europeu, o servico militar na “Terra Santa”, fazem com que os soldados se engajem de uma forma mais comprometidas nos conflitos bélicos.

 

A sequência correta é:

Alternativas


Alternativa 1:


V, V, V e F.


Alternativa 2:


V, F, F e V.


Alternativa 3:


V, F, V e F.


Alternativa 4:


V, F, V e V


Alternativa 5:


F, V, F e V.