Buscar

O reativo de Benedict é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, para detectar a presença...

O reativo de Benedict é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, para detectar a presença de açúcares em um líquido, incluindo glicose, galactose, lactose, maltose, frutose e manose. O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato de cobre à 1,73%, carbonato de sódio à 10% e citrato de sódio à 17,3%. O reativo pode inclusive ser usado para detectar excesso de glicose na urina e consequentemente uma possível diabetes. O teste pode ser feito em um tubo de ensaio, adicionando-se 10 mL do reagente de Benedict em 100 mL de volume final da primeira urina da manhã (mais concentrada) e depois levando a mistura ao aquecimento. Em seguida, verifica-se uma alteração na cor do líquido: cor esverdeada indica a presença de pouco ou nenhuma glicose e cor alaranjada indica glicose na urina. Com base no texto, responda:

a) Este teste é qualitativo ou quantitativo?

b) Qual característica da glicose permite que este teste seja realizado?

c) Atualmente nos laboratórios, para a dosagem da glicose, não se usa mais o método de Benedict, mas sim um kit de dosagem de glicose através do uso da enzima glicose oxidase. Aponte um motivo para isso.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O teste de Benedict é um teste qualitativo, pois ele apenas indica a presença ou ausência de açúcares em um líquido, sem quantificar a quantidade presente. b) A característica da glicose que permite que este teste seja realizado é a sua capacidade de reduzir o íon cúprico (Cu2+) presente no reagente de Benedict, formando um precipitado de óxido de cobre (I) (Cu2O) de cor vermelha. c) Um dos motivos para o uso de kits de dosagem de glicose através do uso da enzima glicose oxidase é que eles são mais precisos e sensíveis do que o teste de Benedict, permitindo a quantificação da quantidade de glicose presente em uma amostra. Além disso, o teste de Benedict pode apresentar resultados falsos positivos ou falsos negativos em algumas situações, o que pode levar a diagnósticos incorretos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais