Buscar

De acordo com Silva (2003), há três grandes abordagens teóricas do currículo: tradicional, crítica e pós-crítica, as quais abarcam concepções de cu...

De acordo com Silva (2003), há três grandes abordagens teóricas do currículo: tradicional, crítica e pós-crítica, as quais abarcam concepções de currículo distintas e até antagônicas. A partir desse referencial, relacione cada abordagem teórica apresentada na primeira coluna ao seu respectivo entendimento acerca do currículo na segunda coluna.

 1 – Abordagem teórica tradicional

 

a. Baseada nas concepções filosóficas do pós-estruturalismo e nos Estudos Culturais, toma o currículo como campo de luta e de reafirmação de identidades, posto que se constitui em um instrumento mutável.

2 – Abordagem teórica crítica

 

b. Fundamentada em conceitos de instrução e eficácia, concebe o currículo como um instrumento burocrático de aferência do aprendizado. Se alinha às teorias da administração escolar do começo do século XX.

3 – Abordagem teórica pós-crítica

 

c. Abalizada no campo epistemológico da nova sociologia da educação, desvela a não neutralidade do currículo e propõe análises não ingênuas sobre o currículo escolar.

 

Assinale a alternativa cuja relação da primeira coluna com a segunda está correta.

Questão 8

Escolha uma opção:

a.

1b; 2c; 3a.

b.

1a; 2b; 3c.

c.

1c; 2a; 3b.

d.

1a; 2c; 3b.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) 1a; 2c; 3b.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais