Buscar

No ambiente terapêutico, a intimidade entre o profissional e o paciente/cliente pode fecundar resultados importantes ao longo do processo de acolhi...

No ambiente terapêutico, a intimidade entre o profissional e o paciente/cliente pode fecundar resultados importantes ao longo do processo de acolhimento e acompanhamento dos conteúdos e das percepções compartilhadas.Para que a relação entre terapeuta e paciente seja potencialmente positiva e alcance os resultados esperados, um importante fator é a intimidade que ambos desenvolvem durante o processo.

Sobre a intimidade e a sua presença na relação entre o terapeuta como pessoa e o seu paciente, assinale a alternativa correta:

a.

A relação de intimidade entre terapeuta e cliente é importante, pois evita a transferência e a contratransferência, que impossibilitam resultados terapêuticos na clínica psicanalítica.

b.

Em alguns casos, o paciente não conseguirá estabelecer intimidade terapêutica com o profissional, e isso pode representar capacidade lacunada/insuficiente de mobilizar repertórios por parte do paciente.

c.

Quando paciente e terapeuta não conseguem desenvolver uma relação de intimidade, o paciente deve ser responsabilizado por não ter se entregado.

d.

Durante a transferência, o paciente reedita conteúdo atinente a um objeto anterior da relação presente com o seu terapeuta; daí a importância da intimidade nessa relação.


e.

Vários psicoterapeutas acabam por se tornar amigos dos seus pacientes após um longo tempo de tratamento, que é o objetivo da relação terapêutica.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais