Buscar

No caso em tela, trata-se da aplicação do princípio do contraditório, nos termos do art. 5º, LV, da CF e art. 9º, do CPC. De acordo com o princípio...

No caso em tela, trata-se da aplicação do princípio do contraditório, nos termos do art. 5º, LV, da CF e art. 9º, do CPC. De acordo com o princípio do contraditório, se extrai que deva ser dada ciência aos réus, executados e interessados, da existência do processo, e aos litigantes de tudo o que nele se passa; e permitir-lhes que se manifestem, que apresentem suas razões, que se oponham à pretensão do adversário. Ainda, o art. 10, do CPC, dispõe que o juiz não pode decidir, em grau nenhum de jurisdição, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestar. Em relação ao exposto, assinale a alternativa correta:

a) O juiz ao determinar a manifestação do autor, em réplica, sobre a preliminar arguida pelo réu em sua peça de resistência, aplicou qual princípio de direito processual.
b) O juiz ao determinar a manifestação do autor, em réplica, sobre a preliminar arguida pelo réu em sua peça de resistência, aplicou qual princípio de direito material.
c) O juiz ao determinar a manifestação do autor, em réplica, sobre a preliminar arguida pelo réu em sua peça de resistência, aplicou qual princípio de direito constitucional.
d) O juiz ao determinar a manifestação do autor, em réplica, sobre a preliminar arguida pelo réu em sua peça de resistência, não aplicou nenhum princípio de direito processual.
a
b
c
d

Essa pergunta também está no material:

Questionario_processo_civil_Provas
6 pág.

Direito Processual Civil I Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas UnidasCentro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a". O juiz ao determinar a manifestação do autor, em réplica, sobre a preliminar arguida pelo réu em sua peça de resistência, aplicou o princípio do contraditório, que é um princípio de direito processual. O princípio do contraditório garante que todas as partes tenham a oportunidade de se manifestar e apresentar suas razões, permitindo que o juiz tome uma decisão justa e imparcial.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais