Buscar

O design se desenvolveu de forma diferente na Europa e nos EUA, durante a primeira metade do século XX. Leia com atenção o trecho a seguir.   “Com ...

O design se desenvolveu de forma diferente na Europa e nos EUA, durante a primeira metade do século XX. Leia com atenção o trecho a seguir.

 

“Com o styling, o design norte-americano representou os princípios do mercado capitalista de forma mais direta do que na Europa. Com o estímulo dos progressos no clima da primeira sociedade de consumo de massa e sem o ‘peso’ das utopias artísticas ou sociais, as questões do design moderno foram enfrentadas de forma bem menos dogmática nos EUA. Na Europa o

styling encontrou resistência desde o início. Ele foi tachado de ‘cosmética da forma’, ‘instrumento de persuasão’, ‘pressão por inovação’, ‘design com fins comerciais’ e ‘conduta que segue as tendências da moda’, e a palavra era praticamente usada como insulto”.

 

SCHNEIDER, B. Design: uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico.São Paulo: Blücher, 2010, p. 101.

 

A partir do texto apresentado e de seu conhecimento sobre Styling ou Streamlining, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.

 

( ) A Europa vinha de uma tradição artística, artesanal e industrial que carregava o peso da reflexão teórica ligada ao desenvolvimento dos modos de produção, da função social do objeto e da relação da arte com o desenvolvimento espiritual do indivíduo.

( ) Os EUA vinham de um processo de desbravamento do continente no qual a mão de obra era muitas vezes escassa,por isso assimilou rapidamente a mecanização e a automatização da produção. Além disso, tinha uma relação mais pragmáticacom o objeto, e uma relação com a arte que não impunha nenhum tipo de barreira para o estreitamento de sua relação com o comércio.

(   ) A relação do design com o marketing e o comércio era bem-vinda no desenvolvimento da indústria e do consumo na Europa, que via o design como um instrumento de promoção das vendas e da conquista de novos mercados.

( ) A posição funcionalista que predominava na Europa era sustentada por um idealismo cultural e político que tendia a enfatizar o caráter pedagógico, artístico e social do design, muitas vezes deixando em segundo plano a sua relação com o marketing, o comércio e o mercado.

() Na Europa, o Styling ou Streamlining encontrou resistência e desprestígio porque era inconcebível para a maioria dos europeus que as formas estéticas dos objetos prevalecessem sobre as suas funções sociais e utilitárias.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas.

a.

F, V, V, F, V.

b.

V, V, F, V, V.

c.

F, F, V, V, F.

d.

F, V, F, V, V.

e.

V, V, V, V, F.

Limpar minha escolha



Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais