Buscar

Exemplo 1: Certa partícula realiza um movimento harmônico simples com a=0,05m e velocidade máxima de π m/s. Determine o período desse movimento.

Essa pergunta também está no material:

INTERFACES DA MATEMÁTICA COM A FÍSICA OSCILAÇÕES E ONDAS - II
22 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar o período de um movimento harmônico simples, podemos utilizar a seguinte fórmula: T = 2π * √(m/k) Onde: T = período do movimento m = massa da partícula k = constante elástica da mola No caso do exemplo dado, não foi informada a constante elástica da mola, mas podemos utilizar a velocidade máxima para determiná-la. Sabemos que a velocidade máxima ocorre quando a aceleração é nula, ou seja: a = -kx = 0 Onde: x = amplitude do movimento Logo, temos que k = 0,05/x. Substituindo esse valor na fórmula do período, temos: T = 2π * √(m/(0,05/x)) T = 2π * √(mx/0,05) Portanto, para determinar o período do movimento, precisamos saber a massa da partícula e a amplitude do movimento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando