Buscar

Os filósofos pré-socráticos foram aqueles que forneceram uma explicação racional e lógica para os fenômenos naturais. Dentre eles, encontramos Herá...

Os filósofos pré-socráticos foram aqueles que forneceram uma explicação racional e lógica para os fenômenos naturais. Dentre eles, encontramos Heráclito de Éfeso, que afirmava que a substância primordial era o fogo e tudo na realidade está em constante mudança e conflito de opostos. Sobre as ideias de Heráclito de Éfeso, analise as sentenças a seguir:
I. Segundo Heráclito de Éfeso, “Nos mesmos rios entramos e não entramos, somos e não somos. Não é possível entrar duas vezes no mesmo rio”.
II. Para Heráclito, a substância primordial é o fogo e o processo básico de toda a realidade é o conflito. Nesse sentido, a aparente unidade e permanência das coisas no mundo são o resultado constante dos conflitos de opostos.
III. Segundo Heráclito, nada muda e a aparente multiplicidade de coisas no mundo é uma ilusão, pois o ser é uno, uma totalidade absoluta.
IV. Heráclito é famoso por inventar uma série de paradoxos bastante sofisticados (aparentemente argumentos válidos que levam a conclusões absurdas) destinados a mostrar que toda multiplicidade e mudança são impossíveis.
Assinale a alternativa CORRETA:


A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

História do Pensamento Filosófico Antigo e Medieval (192971) Avaliação I - Individual
5 pág.

História do Pensamento Filosófico Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C, pois as sentenças I e II estão corretas. A sentença I se refere à ideia de que tudo está em constante mudança, enquanto a sentença II se refere à ideia de que a substância primordial é o fogo e que a aparente unidade e permanência das coisas no mundo são o resultado constante dos conflitos de opostos. As sentenças III e IV estão incorretas, pois Heráclito não acreditava que o ser é uno e absoluto, e também não é famoso por inventar paradoxos destinados a mostrar que toda multiplicidade e mudança são impossíveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais