Buscar

Conforme as ações ou omissões realizadas, podem incidir sanções no ordenamento jurídico brasileiro. Dessa forma, indique a alternativa que apresent...

Conforme as ações ou omissões realizadas, podem incidir sanções no ordenamento jurídico brasileiro.

Dessa forma, indique a alternativa que apresenta implicações jurídicas existentes na diferenciação entre a responsabilidade contratual e a extracontratual.

A. 

A responsabilidade contratual está circunscrita a um risco específico de dano, criado na relação que se constitui entre contratantes, ponto que não cabe a responsabilidade civil extracontratual.

B. 

Na responsabilidade contratual, incumbe à vítima demonstrar a existência do dano, a culpa do agente e o nexo de causalidade entre o comportamento do agente e o dano sofrido pela vítima.

C. 

A vítima tem maiores probabilidades de obter a condenação do agente ao pagamento da indenização quando a sua responsabilidade deriva da responsabilidade extracontratual.

D. 

Os prazos prescricionais são distintos para as duas modalidades de responsabilidade civil, sendo de dez anos para a extracontratual e de três anos para a contratual.

E. 

Nas relações extracontratuais, os juros de mora correm da citação, porque é nesse momento que se tem constituído o devedor em mora


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "A responsabilidade contratual está circunscrita a um risco específico de dano, criado na relação que se constitui entre contratantes, ponto que não cabe a responsabilidade civil extracontratual." Isso porque a responsabilidade contratual é aquela que decorre do descumprimento de uma obrigação prevista em contrato, enquanto a responsabilidade extracontratual é aquela que decorre de um ato ilícito praticado por uma pessoa que causa dano a outra, sem que haja relação contratual entre elas. A responsabilidade contratual está limitada ao objeto do contrato e às obrigações assumidas pelas partes, enquanto a responsabilidade extracontratual é mais ampla e pode decorrer de qualquer ato ilícito que cause dano a outra pessoa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais