Buscar

O relevo pode ser definido de um modo geral como as formas que que modelam a superfície terrestre. Ele é formado a partir de fenômenos internos e e...

O relevo pode ser definido de um modo geral como as formas que que modelam a superfície terrestre. Ele é formado a partir de fenômenos internos e externos da crosta terrestre. Jurandyr Ross sistematizou a mais recente proposta de classificação do relevo brasileiro. De acordo com o geógrafo, há 28 unidades de relevo no Brasil, divididos em três conjuntos mais recorrentes: planalto, planície e depressão. Antes dele, porém, outras categorizações foram consideradas, destacam-se, neste sentido, o trabalho de Aroldo Azevedo em 1949, baseada na altimetria do território, e o de Aziz Nacib Ab'Saber, desenvolvido no decorrer dos anos de 1950, o qual se aprofundou nos processos de erosão e sedimentação. Ab’saber classificou também diferentes domínios morfoclimáticos no Brasil e na América do Sul, isso de acordo com características fitogeográficas e climáticas, além do próprio relevo.


Elaborado pelo professor, 2023.




Neste contexto, relacionando a compartimentação do relevo de Ross e dos domínios morfoclimáticos de Aziz, avalie as afirmações a seguir.


I. O domínio definido por Ab’Saber como Mares de Morro é constituído predominantemente por Planaltos.

II. Os planaltos presentes no domínio de Mares de Morros formam na borda leste a Serra do Mar, antiga cadeia orogênica, com altitudes consideráveis.

III. As paisagens fitogeográficas compostas por cerrado e caatinga são recorrentes nos domínios de Mares de Morros.

IV. Em direção ao interior, as altitudes aumentam e o relevo se apresenta mais aplainado por ação dos agentes erosivos exógenos, sendo o topo dos morros denominados por Ab’Saber como “altiplanos”.

 

É correto o que se afirma em:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As alternativas corretas são: I. O domínio definido por Ab’Saber como Mares de Morro é constituído predominantemente por Planaltos. - Correta. II. Os planaltos presentes no domínio de Mares de Morros formam na borda leste a Serra do Mar, antiga cadeia orogênica, com altitudes consideráveis. - Correta. III. As paisagens fitogeográficas compostas por cerrado e caatinga são recorrentes nos domínios de Mares de Morros. - Incorreta. IV. Em direção ao interior, as altitudes aumentam e o relevo se apresenta mais aplainado por ação dos agentes erosivos exógenos, sendo o topo dos morros denominados por Ab’Saber como “altiplanos”. - Correta. Portanto, as alternativas corretas são: A) I, II e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais