Buscar

Homem de 63 anos, sem comorbidades, ex-tabagista (10 maços/ano tendo parado há 20 anos) tem antecedente de câncer de reto há seis anos tratado com ...

Homem de 63 anos, sem comorbidades, ex-tabagista (10 maços/ano tendo parado há 20 anos) tem antecedente de câncer de reto há seis anos tratado com radioterapia e quimioterapia por seis semanas, seguido por tratamento cirúrgico. Vinha em acompanhamento com exames periódicos normais até há um ano, quando teve alta do oncologista. Foi encaminhado para avaliação médica devido a nódulo pulmonar em radiografia de tórax, confirmado por tomografia de tórax, de 3,0 cm, periférico, em base pulmonar direita. Está assintomático e com exame físico normal. Tomografia de abdome normal e dosagem sérica de antígeno carcinoembrionário (CEA) com resultado de 13,8 microgramas/L (valor normal até 5,0 microgramas/L). Traz cópia do exame anatomopatológico da cirurgia que mostrou adenocarcinoma de reto ypT2 ypN1 M0. Dentre as alternativas abaixo, assinale a correta.


A) A elevação do CEA confirma recidiva do adenocarcinoma retal, devendo ser iniciada quimioterapia.
B) Por se tratar de recidiva pulmonar de adenocarcinoma de reto, este paciente é candidato a tratamento sem intenção curativa.
C) Realizar colonoscopia e, se negativa, indicar ressecção curativa do nódulo pulmonar metastático.
D) Segunda neoplasia é um diagnóstico diferencial, devendo ser solicitada biópsia da lesão.

Essa pergunta também está no material:

Residência-Médica-USP-2018-Medicina-Intensiva
24 pág.

Semiologia Médica Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Dentre as alternativas apresentadas, a correta é a letra D) Segunda neoplasia é um diagnóstico diferencial, devendo ser solicitada biópsia da lesão. A elevação do CEA não é suficiente para confirmar a recidiva do adenocarcinoma retal, pois pode haver outras causas para a elevação desse marcador tumoral. O paciente pode ser candidato a tratamento com intenção curativa, dependendo da extensão da doença e da possibilidade de ressecção completa do nódulo pulmonar. A realização de colonoscopia não é indicada neste momento, pois o paciente já tem o diagnóstico de adenocarcinoma de reto e já foi tratado cirurgicamente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais