Buscar

AOL 5 Atividade Contextualizada Materiais Elétricos?

Os supercondutores representam um dos fenômenos mais intrigantes e promissores da física moderna. Estes materiais, quando resfriados a temperaturas extremamente baixas, exibem uma propriedade notável: a condução elétrica sem resistência. Essa característica revolucionária tem alimentado a curiosidade dos cientistas e engenheiros, levando a uma ampla gama de aplicações nas áreas de tecnologia, medicina e energia.

Os supercondutores operam em temperaturas muito baixas, geralmente próximas ao zero absoluto (-273,15°C), onde seus elétrons se movem em pares, conhecidos como pares de Cooper. Esses pares, formados por interações de atração e repulsão entre elétrons e fônons, conseguem atravessar o material sem encontrar obstáculos, resultando em uma condutividade elétrica perfeita. Essa propriedade surpreendente tem implicações revolucionárias para a transmissão eficiente de energia elétrica, a criação de campos magnéticos intensos e a construção de dispositivos eletrônicos altamente sensíveis. As aplicações dos supercondutores abrangem uma variedade de campos. Na medicina, a ressonância magnética (RM) se beneficia enormemente desses materiais. Os ímãs supercondutores criam campos magnéticos mais fortes e estáveis, melhorando a qualidade das imagens médicas e possibilitando diagnósticos mais precisos. Na indústria, os supercondutores são usados em sistemas de transporte magnético, como trens de levitação magnética (maglev), que podem atingir velocidades impressionantes devido à baixa resistência ao movimento. Além disso, os supercondutores desempenham um papel crucial na pesquisa em física de partículas, permitindo a construção de ímãs superpotentes usados em aceleradores de partículas. Esses aceleradores permitem que cientistas explorem as propriedades fundamentais da matéria, desvendando os segredos do universo em escalas subatômicas. 1) Quais são os fatores que permitem que os supercondutores conduzam eletricidade sem resistência tão baixa? 2) Além da medicina e dos transportes, quais são as outras áreas da ciência e da indústria que se beneficiam das propriedades dos supercondutores? Após realizar suas reflexões, elabore um pequeno texto, contendo o mínimo de 30 linhas e o máximo de 40 linhas, expondo sua argumentação, acerca do solicitado.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais