Buscar

A ampla publicidade dedicada à fasciite necrosante incentivou a preocupação da opinião pública quanto às infecções invasivas causadas pelos estrept...

A ampla publicidade dedicada à fasciite necrosante incentivou a preocupação da opinião pública quanto às infecções invasivas causadas pelos estreptococos do grupo A e geralmente é uma infecção esporádica adquirida na comunidade e afeta todas as faixas etárias.. A maioria dos estreptococos do grupo A que causam doença invasiva produz toxinas pirogênicas. Muitos pacientes têm distúrbios predisponentes, inclusive varicela, traumatismo, diabetes ou alcoolismo. Em cerca de 50% dos pacientes, a fasciite necrosante começa na área de um traumatismo com perfuração da pele, inclusive queimaduras, picadas de inseto, lesões provocadas por lascas de madeira, abrasões, vesículas da varicela ou incisões cirúrgicas. Nos casos restantes, a infecção necrosante começa no local de um traumatismo profundo fechado, inclusive hematoma, torção do tornozelo, ruptura de tensão ou laceração muscular. O mais provável é que os estreptococos do grupo A sejam transferidos da faringe para a área lesada por meio da corrente sanguínea.

A tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM) podem ajudar a definir a profundidade e a extensão da infecção, mas, em pacientes que sofreram traumatismos, pode ser difícil diferenciar entre fasciite necrosante e traumatismo simples. Além dos antibióticos e do suporte metabólico e circulatório meticuloso, o desbridamento cirúrgico amplo deve ser realizado imediatamente; em alguns casos, pode ser necessário realizar amputações. A bacteriemia e a síndrome do choque tóxico estreptocócico geralmente complicam a fasciite necrosante e indicam prognóstico desfavorável. Para saber se é fasciite deve-se:

  •  A)colher amostra do local e fazer Gram imediatamente, se der G+, fazer coagulase – fazer novobiocina
  •  B)limpar o local com álcool 70% e retirar amostra para fazer teste de coagulase + e depois catalase
  •  C)pedir primeira urina da manhã
  •  D)colher amostra de escarro com tapotagens
  •  E)fazer Gram da secreção do local, e se der catalase – fazer teste de hemólise


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa A) colher amostra do local e fazer Gram imediatamente, se der G+, fazer coagulase – fazer novobiocina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais