Buscar

Uma mulher de 35 anos, PCD (paralisia dos membros inferiores após trauma), com quadro depressivo, compulsão alimentar e insuficiência familiar, mor...

Uma mulher de 35 anos, PCD (paralisia dos membros inferiores após trauma), com quadro depressivo, compulsão alimentar e insuficiência familiar, mora com a mãe, que tem 70 anos e está apresentando alguns sinais de demência em fase inicial. O médico de família está apreensivo na reunião de equipe, preocupado com a filha PCD, pois esta tem dores crônicas e responde mal às intervenções médicas propostas (analgesia e antidepressivos). Durante a reunião de equipe, estão presentes os ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), bem como profissionais de psicologia, nutrição e fisioterapia. Diante dessas informações, assinale a alternativa que melhor apresenta uma intervenção multiprofissional e interdisciplinar.

Uma mulher de 35 anos, PCD (paralisia dos membros inferiores após trauma), com quadro depressivo, compulsão alimentar e insuficiência familiar, mora com a mãe, que tem 70 anos e está apresentando alguns sinais de demência em fase inicial.
O médico de família está apreensivo na reunião de equipe, preocupado com a filha PCD, pois esta tem dores crônicas e responde mal às intervenções médicas propostas (analgesia e antidepressivos).
Durante a reunião de equipe, estão presentes os ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), bem como profissionais de psicologia, nutrição e fisioterapia.
Diante dessas informações, assinale a alternativa que melhor apresenta uma intervenção multiprofissional e interdisciplinar.
(A) O médico de família orienta a equipe sobre o que pode ou não ser feito dentro da realidade da filha, enquanto os outros profissionais traçam intervenções com base nessa orientação.
(B) O médico de família compartilha seu conhecimento do caso, buscando possíveis redes de apoio na comunidade com os ACSs e também traçar um projeto terapêutico singular, cooperando com a nutrição e psicologia.
(C) O médico de família encaminha o caso durante a reunião para que atendimentos de psicologia e nutrição sejam realizados – enfatizando a urgência do caso e orientando ao ACS para levar os encaminhamentos à casa do paciente.
(D) O médico de família compreende que, devido aos determinantes sociais desse caso, não há intervenções possíveis pela equipe complementar.
(E) O médico de família compreende que, devido ao quadro familiar, o principal objetivo deve ser cuidar da mãe, sugerindo sua institucionalização precoce, pois essa intervenção está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Essa pergunta também está no material:

prova enare 2024 tipo 1
28 pág.

Medicina Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que melhor apresenta uma intervenção multiprofissional e interdisciplinar é a letra (B) - O médico de família compartilha seu conhecimento do caso, buscando possíveis redes de apoio na comunidade com os ACSs e também traçar um projeto terapêutico singular, cooperando com a nutrição e psicologia. Nessa alternativa, o médico de família compartilha informações sobre o caso com a equipe, buscando possíveis redes de apoio na comunidade com os ACSs e traça um projeto terapêutico singular, cooperando com a nutrição e psicologia. Isso demonstra uma intervenção multiprofissional e interdisciplinar, que envolve diferentes profissionais trabalhando juntos para atender às necessidades da paciente.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina