Buscar

Marina é proprietária de um prédio denominado X, e Euler é proprietário do prédio chamado Y, sendo que suas propriedades se encontram em margem de ...

Marina é proprietária de um prédio denominado X, e Euler é proprietário do prédio chamado Y, sendo que suas propriedades se encontram em margem de rio não negável. No ano de 2020, diante da forte tempestade, ocorreu desprendimento de porção considerável do imóvel de Euler, tendo sua porção se juntado natural e subitamente ao imóvel de Marina. Considerando tais colocações, assinale a alternativa INCORRETA.

Diante da ocorrência classificada como força natural e violenta, configura-se como instituto civil denominado avulsão.
Ultrapassado o prazo de um ano sem que tenha havido reclamação a respeito, Marina poderá adquirir a propriedade sem a necessidade de indenização a Euler.
Dentro do prazo de um ano, poderá Marina adquirir a propriedade acrescida, caso indenize Euler.
Visando à proteção da propriedade privada, a legislação civil permite que, nesse caso, Euler recuse a indenização se oferecida dentro do prazo de um ano, caso em que Marina deverá aquiescer que seja removida a parte acrescida.
Trata-se o caso em tela de aquisição por acessão configurada como aluvião, diante dos acréscimos formados ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio das águas destas, pertencentes aos donos dos terrenos marginais, independentemente se o acréscimo ocorreu de forma súbita ou sucessiva e imperceptivelmente. (Art. 1251, pois trata-se de questão de avulsão)
a) Apenas a afirmativa II está incorreta.
b) Apenas a afirmativa III está incorreta.
c) Apenas a afirmativa IV está incorreta.
d) Apenas a afirmativa V está incorreta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Prova respondida - posse e propriedade
4 pág.

Direito Penal e Processo Penal Universidade CEUMAUniversidade CEUMA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra E) Todas as afirmativas estão corretas. A afirmativa III está incorreta, pois Marina não pode adquirir a propriedade acrescida dentro do prazo de um ano sem a necessidade de indenização a Euler, mas sim mediante indenização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais