Buscar

5. De acordo com o Código Civil Brasileiro, analise as seguintes afirmativas sobre o direito real de superfície. I. O direito real d...

5. De acordo com o Código Civil Brasileiro, analise as seguintes afirmativas sobre o direito real de superfície.

I. O direito real de superfície concede ao seu titular o direito de construir ou plantar em terreno alheio, perpétua ou temporariamente.
II. O Contrato que institui a superfície pode ser gratuito ou oneroso. No oneroso, o proprietário da terra tem direito a pagamento, que poderá ser feito de uma vez ou parcelamento. (Art. 1370 do código civil)
III. O direito de superfície pode transferir-se a terceiros e, por morte do superficiário, aos seus herdeiros. É permitido à concedente cobrar um pagamento pela transferência, a que título foi.
IV. O direito real de superfície somente se constitui mediante escritura pública, devidamente registrada no cartório de registro de imóveis. (Art. 1369 do código civil)
a) I, II e IV
b) II e IV apenas (respectivamente Art. 1370 e 1369 do código civil)
c) I, II e III apenas
d) I, III e IV apenas
e) I e IV apenas

Essa pergunta também está no material:

Prova respondida - posse e propriedade
4 pág.

Direito Penal e Processo Penal Universidade CEUMAUniversidade CEUMA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I, II e IV. Justificativa: I. O direito real de superfície concede ao seu titular o direito de construir ou plantar em terreno alheio, perpétua ou temporariamente. (Art. 1.369 do Código Civil). II. O Contrato que institui a superfície pode ser gratuito ou oneroso. No oneroso, o proprietário da terra tem direito a pagamento, que poderá ser feito de uma vez ou parcelamento. (Art. 1.370 do Código Civil). IV. O direito real de superfície somente se constitui mediante escritura pública, devidamente registrada no cartório de registro de imóveis. (Art. 1.369 do Código Civil). As afirmativas III e V estão incorretas, pois o direito de superfície não pode ser transferido a terceiros por morte do superficiário, nem é permitido à concedente cobrar um pagamento pela transferência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais