Buscar

Um ciclista quer montar um sistema de marchas usando dois discos dentados na parte traseira de sua bicicleta, chamados catracas. A coroa é o disco ...

Um ciclista quer montar um sistema de marchas usando dois discos dentados na parte traseira de sua bicicleta, chamados catracas. A coroa é o disco dentado que é movimentado pelos pedais da bicicleta, sendo que a corrente transmite esse movimento às catracas, que ficam posicionadas na roda traseira da bicicleta. As diferentes marchas ficam definidas pelos diferentes diâmetros das catracas, que são medidos conforme indicação da figura.

O ciclista já dispõe de uma catraca com 7 cm de diâmetro e pretende incluir uma segunda catraca, de modo que, à medida em que a corrente passe por ela, a bicicleta avance 50% a mais do que avançaria se a corrente passasse pela primeira catraca, a cada volta completa dos pedais.

O valor mais próximo da medida do diâmetro da segunda catraca, em centímetro e com uma casa decimal, é


a) 2,3
b) 3,5
c) 4,7
d) 5,3
e) 10,5

Essa pergunta também está no material:

Questão 1
1 pág.

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver esse problema, podemos utilizar a relação entre as velocidades angulares das catracas e a relação entre seus diâmetros. Sabemos que a velocidade linear da bicicleta é diretamente proporcional ao diâmetro da catraca, e que a velocidade angular da catraca é inversamente proporcional ao seu diâmetro. Assim, podemos escrever a seguinte equação: v2 = 1,5v1 ω1D1 = ω2D2 onde v1 e v2 são as velocidades lineares da bicicleta com a primeira e segunda catracas, respectivamente, ω1 e ω2 são as velocidades angulares das catracas, e D1 e D2 são os diâmetros das catracas. Substituindo v2 na segunda equação, temos: ω1D1 = (1,5v1/ D2)D2 ω1D1 = 1,5v1 D2 = (1,5v1/ ω1) Agora, precisamos encontrar a velocidade angular da primeira catraca. Sabemos que a velocidade linear da bicicleta é dada por: v = ωr onde r é o raio da roda. Assumindo que a bicicleta está em uma marcha que permite que a velocidade linear seja constante, podemos escrever: v1 = ω1r1 v2 = ω2r2 Como a bicicleta avança 50% a mais com a segunda catraca, temos: v2 = 1,5v1 ω2r2 = 1,5ω1r1 ω2/ω1 = 1,5r1/r2 Substituindo na equação para D2, temos: D2 = (1,5v1/ ω1) = (1,5v1/ ω1)(r2/r1) D2 = 1,5r2 Agora, podemos substituir os valores conhecidos: D1 = 7 cm r1 = D1/2 = 3,5 cm r2 = 1,5r1 = 5,25 cm ω1 = v1/r1 ω1 = v2/r2 D2 = 1,5r2 = 7,875 cm Portanto, a alternativa correta é a letra d) 5,3.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image